A Minha Rotina e Kit de Meditação

Vou assumir que já conheces o meu planner “Verde de Flora” e que o já o utilizas. Como tal, já deves saber que o tema da 2ªEdição é o “Overthinking” e que o desafio que te propus foi o da meditação. Assim que o decidi, foi intuitivo listar um conjunto de publicações alusivas a este tema, também como apoio ao que estou a fazer com o planner.

Ademais, serve como desculpa para que eu comece a partilhar mais acerca da minha experiência com a espiritualidade, o autoconhecimento e a sabedoria que vou arquivando de modo empírico e por via de estudos e conversas. Já que este blogue traduz uma extensão de mim mesma, é compreensível que abrace, de igual modo, esta faceta da minha jornada enquanto ser. Para além disso, acredito que te poderá ajudar a desbloquear algum tipo de pensamento e/ou ideia, tal como poderá gerar trocas bonitas e com significado!

O QUE ENTENDO POR KIT DE MEDITAÇÃO

Todo o conjunto de itens que me ajudam a realizar a minha rotina de meditação. São, portanto, os diversos gatilhos que me levam, inconscientemente, a entrar no estado meditativo, já antes de o praticar intencionalmente. Para mim, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença, mas para ti poderá ser meramente sugestivo.

  • Velas e incenso.

Nem todos os dias são para acender o incenso, no entanto, tento nunca falhar para com a vela. Não só ilumina e cria penumbras aconchegantes pelo quarto, como se torna num alvo quando quero trabalhar o foco e desviar pensamentos periclitantes. Já o incenso com o seu odor de lavanda, permite-me relaxar e ancorar-me no espaço em que medito (quarto).

  • Um dos meus cristais de proteção…

… e que anda sempre comigo, sobretudo no momento da meditação. Para além de sentir melhor os efeitos do mesmo sobre o meu corpo, sinto que a sessão fica ainda mais protegida.

  • Sem dúvida de que o tapete de Yoga é imperativo.

Não só por ser confortável, como também por simbolizar a área que me convida a desligar-me oficialmente do que se passa lá fora, acarinhando o que vive cá dentro! Foi uma das melhores introduções na minha rotina de meditação!

Para finalizar…
  • Claro que o caderno de reflexões não poderia faltar.

E, mediante o trânsito mental, como já partilhei nesta publicação, escrevo antes ou após os 15 minutos de meditação. Uma caneta adequada aos meus gostos é de igual importância.

  • Uma app de meditação.

Ora para me guiar (o que se tornou raro), ora para cronometrar a sessão e o meu progresso. Até então, tenho utilizado o Headspace… Todavia, sinto-me tentada a pesquisar outras alternativas e a apostar nelas, dado que grande parte dos cursinhos do Heaspace são pagas. Já que tudo o que eu menos preciso é de não progredir, estou para encontrar o meu novo guia!

A ROTINA EM SI

Para começar, nada como definir horários. Como tal, sabendo que entre as 21h e as 2h tenho a oportunidade e a desculpa para me resguardar, mentalmente já fico preparada. Batendo as 23h, por norma, fecho-me no quarto, acendo as luzes decorativas e com a intensidade baixa, tal como a vela e o incenso.

Enquanto isso, repito os meus mantras diários e que, para mim, carregam imenso valor; estendo o tapete de Yoga e dou início à respiração pausada e aos alongamentos. É de suma importância alongar, não só para me livrar das tensões que acumulo ao longo do dia, como para acarinhar e sentir o meu corpo!

Aproveito a ocasião para prestar atenção ao modo como me sinto, para me escutar.

Pratico umas quantas posições de Yoga e, muitas das vezes, termino na shavassana ou sentada de pernas cruzadas, inspiro fundo, fecho os olhos e mergulho profundamente. A direção que sigo difere consoante a necessidade, o importante é que eu nunca deixe de abraçar as preocupações que me percorrem.

Permaneço nessa posição até sentir que organizei tudo daquele dia, abro os olhos e fixo a chama que se debate no meio da cera. Faço as minhas orações e desabafos, termino os alongamentos quando não os faço de seguida, empunho a caneta e traduzo os pensamentos para o caderno. Assim que termino esta rotina, ora pego no livro que estiver a ler, ora vejo uns quantos vídeos no Youtube…

Ou, então oiço podcasts/música para me abstrair e adormecer. Difere conforme o meu estado de espírito. Antes de dormir, agradeço e apago a vela. Num dia destes, ainda hei de partilhar contigo o que penso ao longo de uma das minhas sessões. Se, por acaso, entro no tapete com a ansiedade à flor da pele, após a meditação, é como se tudo se derretesse e me abandonasse. É tão bom, não há ao certo palavras para o descrever. Só experimentando.

Espero que este artigo te tenha inspirado a experimentar criar uma rotina de meditação!
No entanto, caso já tenhas o hábito, como é a tua rotina? ♥

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top