Por que É Importante Ler “Vozes de Chernobyl” (*)

Passem os dias que passarem, eu nunca saberei o que escrever acerca deste livro. Por isso, mais vale partilhar as emoções que ainda me percorrem. É sempre fantástico quando podemos explorar cenários oriundos de mentes exemplares. As histórias de ficção científica, ou mesmo as de fantasia, são exemplos perfeitos da magnitude dos nossos pensamentos.

Torna-se tentador querer visitar certas narrativas, apertar as mãos das personagens, quiçá, dispensar um dia naquelas aventuras… O que talvez nunca concebêssemos é que uma catástrofe digna de cinema se sucedesse na vida real. Com efeito, Chernobyl é um marco histórico que tão cedo não será esquecido… Mais não seja, então, pela curiosidade em experimentar a sensação de percorrer uma cidade fantasma.

Este é daqueles fenómenos que sempre me intrigou.

Como resultado, já vi muitos vídeos informativos sobre o assunto e, pela primeira vez, li sobre tal. E, sem dúvida alguma, que me apoiei numa das melhores fontes e que não tem como enganar! Conheci Chernobyl pelas palavras dos sobreviventes. Dos que enfrentaram as duras consequências, não só em termos físicos, como também de mentalidade.

Este caso, aliás, serve como um alerta em relação às informações que não chegam até à população. Ora por culpa dos interesses político-económicos, ora por outros quaisquer. De facto, Chernobyl é um exemplo de como a ignorância nos pode matar! Além disso, demostra o quão perigoso e perverso é dependermos das decisões de outrem sobre as nossas vidas!

“Como é que ninguém me avisou?”
– eis a sentença que mais se repete ao longo destas 336 páginas.

Por consequência, questionei-me sobre o tempo. Com esta leitura, talhei outras perceções acerca dele, uma vez que poderá ser as transformações que vamos observando nas pessoas, nos objetos, etc.. É um conceito relativo. No entanto, para os de Chernobyl, foi uma explosão que se deu e os matou, sem que eles se apercebessem. Os chernobylianos não sabiam que estavam a morrer, até aos seus últimos suspiros, pois, ninguém os avisou de que corriam perigo!

Vive em cada um de nós um prisma ignorante que vamos moldando. Abarca-nos a todos, não há como escapar. Contudo, assim que essa ignorância se torna tóxica e se envolve com o espectro do entendimento coletivo, inegavelmente perde-se uma identidade empática e que coloca em causa a preservação de outros seres. Seres esses que têm tanto valor quanto nós, os racionais, e cujo ego se alimenta dele mesmo.

Perante estes relatos, apercebi-me uma sortuda, sobretudo pelos casos inconcebíveis!

Posso, até ao momento, dar-me ao luxo de não recear perder os meus a qualquer momento, por conta de circunstâncias deste género. Desse modo, dei por mim a agradecer a acessibilidade, a curiosidade, a oportunidade de adormecer e acordar num ambiente sóbrio.

Embora nada nesta vida seja garantido, é importante agradecer pelas pequenas coisas e que, num outro ponto do planeta, fariam toda e qualquer diferença. Mesmo que tal não altere o mundo na sua totalidade. Manter uma certa sanidade quanto aos nossos privilégios poderá, sim, ser um aliado para as mudanças positivas de que todos merecem usufruir. Pois, parecendo que não, um simples gesto poderá impactar milhares de vidas…

(*) Este artigo contém links de afiliados!

Entretanto, conta-me: conheces este livro? Já o leste? O que achaste? ♥

2 thoughts on “Por que É Importante Ler “Vozes de Chernobyl” (*)”

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top