DIÁRIO DE 40TENA 02 \\ DIVÓRCIO DA FACULDADE, SER AUTODIDATA, ESTUDAR EM CASA E DESABAFOS (EP08 DO CONGRESSO)

A ideia que nos transmitem da faculdade parece-se como aqueles trailers que vendem uma qualidade exorbitante de um projeto cinematográfico e que, numa sala de cinema, nos leva ao arrependimento em relação ao investimento feito na bilheteira. A ideia que nos transmitem da faculdade é bastante romantizada para aquilo que ela realmente é e, pela minha experiência, que embora não tenha sido nem boa nem má, essa estratégia de marketing intrínseca ao ser humano é o que leva a que muitos de nós atravessem um processo de esgotamento mental, espiritual e de respostas para a vida, desvanecendo-se, também, a capacidade de questionar o que é ela, afinal.

A partir do momento em que perdemos essa nossa criança inquisitiva, nada mais valerá a pena conquistar porque a curiosidade é o que nos move e os nossos momentos na faculdade, na maior parte das vezes, atrasam-nos mais do que nos beneficiam. Quantas e quantas pessoas não se sentem geniais em momentos muito pontuais, mas esse brilho, qual chama de uma vela resguardada por um copo, perde-se em si mesmo, sem conseguir compreender o seu propósito. Ora porque os colegas se riem das ideias, ora porque os professores, no seu papel de superiores – mas que na verdade, não passam de outros meros humanos – amarram nos seus machados e nos acertam nos calcanhares, vendo em cada pedaço de nós um detalhe de Aquiles.

Tudo o que nos prometer ensinar algo, jamais será uma perda de tempo, pois, mesmo que não se tratem das lições do quadro, eventualmente serão as lições da escola que é a vida. Dentro daquele recinto, dia após dia, eu ia colhendo uma urgência de me auto descobrir e de explorar o potencial que eu sempre soube ter, mas que naquele campo minado, jamais poderia germinar. Não era para mim, tão simples quanto isso. Ainda estudo, de modo autodidata, e compreendo agora o que é que realmente funciona para que a minha mente absorva as informações com as quais a alimento. E, neste novo episódio do CONGRESSO BOTÂNICO, faço um testemunho sincero acerca da minha experiência na faculdade, mesmo que não tenha dito tudo o que pretendia.

1 thought on “DIÁRIO DE 40TENA 02 \\ DIVÓRCIO DA FACULDADE, SER AUTODIDATA, ESTUDAR EM CASA E DESABAFOS (EP08 DO CONGRESSO)”

  1. Pingback: JÁ O SLOW J PREGAVA A ARTE DE DESACELERAR, ANTES EU TORNAR A SABER APROVEITAR UM DIA NA PREGUIÇA – imperium blog

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top