LIFESTYLE \ O QUE COMO NUM DIA

DIA
Ainda há uns tempos, a Sofia sugeriu-me partilhar pela blogosfera como é um dia na minha alimentação. Na altura, sem grandes coisas para partilhar, apontei a ideia no meu caderninho e ali a deixei, até hoje. De lá para cá, tive a oportunidade de me poder reeducar, registando fotografias das minhas refeições, assim como a aprender a fazer as pazes com a comida. Estou longe de ser um exemplo para alguém, pois, tal como toda a gente, ainda estou na fase de aprendizagem no que ao comer diz respeito, pese embora o faça muito melhor do que outrora. Com a prática do CrossFit e o acompanhamento nutricional, nestas últimas semanas tive de reaprender a introduzir certos alimentos de forma estratégica, absorvendo também todo o tipo de informações que me são possíveis reter acerca deles, sem pecar por não comer de tudo. 
DIA

DIA

Atualmente, finalmente entendi que os hidratos de carbono são os nossos maiores aliados se quisermos emagrecer, pois, são eles que nos fornecem a energia para treinarmos, ajudando até na absorção de tantos outros nutrientes; quanto às proteínas, existem milhares para além da carne e do peixe. Cada vez mais, tenho adorado incluir os ovos no meu quotidiano, principalmente nos pequenos-almoços. Sabem os típicos breakfast dos hotéis? Pois bem, essa é a história da minha vida, todos os dias. Dou preferência aos ovos cozidos e, recentemente, se ingiro dois ovos num dia, apenas consumo uma gema, pois, é o necessário para o nosso corpo diariamente. 
DIA

DIA

Para além dos ovos, uso e abuso de saladas logo de manhã, cozinhando também cuscus ou utilizando linhaça no lugar. Se eu continuar a descrever o que por vezes como ao pequeno-almoço, são capazes de me achar louca, porém, começar assim o dia já se tornou num hábito e sinto-me melhor alimentada do que com leite e cereais, por exemplo – embora, também, faça papas de aveia com banana e mel, quando não me apetece coisas pesada. Desde os mencionados, é-me outro hábito fazer panquecas de aveia – isto quando tenho tempo pela manhã! -, omeletes simples ou crepes de linhaça! Conscientemente, planeio as minhas refeições com cuidado, de maneira a não ultrapassar certos alimentos e que, em excesso, arruínam qualquer plano de emagrecimento!

DIA

DIA

Ora, se eu começo assim os dias, afinal o que é que eu como ao almoço e ao jantar? Sopa, frango, peixe, salada, vegetais, batata-doce, banana-pão cozida, mandioca, arroz, feijão, grão, ovos, etc…. A lista é interminável e tudo depende do mood com que estiver, quando sou eu a cozinhar. Houve uma altura, exatamente naquela em que a Sofia me sugeriu esta publicação, em que eu fazia muitos legumes salteados. Ultimamente, estou mais virada para as saladas coloridas. Quanto aos lanches, voltei a introduzir bolachas integrais, queijo fresco, granola. Há dias em que levo na lancheira tomate-cereja, cenoura aos palitos, queijo e fiambre enrolados…. Nunca prescindo da fruta, apesar de agora só poder comer duas diariamente, tendo em conta que o meu objetivo é emagrecer e as frutas conterem muito açúcar. 

DIA

DIA

Se ando por casa, também gosto de fazer batidos de fruta com beterraba congelada – tão bom!!! -. Soube recentemente que este tipo de batidos são perfeitos para pós-treinos pesados, como é o caso do CrossFit, para além de ajudar no combate da anemia, quando em conjunto com uma fonte de Vitamina C, pois esta última auxilia na absorção do ferro no nosso organismo! – Obrigada, Inn, pelas dicas que me deste!! -. Como não poderia deixar de ser, chá não pode faltar na minha rotina. Há dias em que até fico possessa quando me esqueço do meu copo térmico em casa, quando toda eu sou a pressa de sair de casa! Em conjunto com o chá, também bebo água normal, nunca me ficando pelo consumo diário mínimo de 1,5L. Para vos ser sincera, sou um autêntico bebedouro e o máximo de água que me conseguem ver a beber num dia é seis litros – isto, obviamente, no verão. Nas restantes alturas do ano, chego sem problemas aos três litros!
DIA

DIA

Dizem que as imagens valem mais do que mil palavras e, para este caso em específico, terei de lhes dar o benefício da dúvida! Como puderam observar pelas fotografias, há muita informação que se torna difícil de expressar, no que toca à alimentação de cada um. Estes registos são pequenas representações do que como no dia-a-dia, sendo que vario bastante, sem nunca deixar de lado o essencial. Há dias em que como mais, outros em que como menos, mas tendo a aumentar as quantidades conforme os dias em que treino/fico em casa. É tudo uma constante que se vai estudando aos poucos!
De todas as fases que já vivi, esta tem sido a melhor, sem sombra de dúvidas. Mal tenho medo de me alimentar, estou a ultrapassar o trauma de ter de me apoiar na contagem de calorias – existem, inclusive, apps que nos conseguem ajudar imenso nesse requisito! Recomecei a utilizar o My Fitness Pal, por exemplo! -, e fazer exercício físico não me é complicado de executar. Há certas mudanças que podemos perfeitamente fazer sozinhos, desde que tenhamos a cabeça no sítio, porém, é sempre bom se se consultarem com um profissional, mesmo que seja só para vos dar dicas básicas nas primeiras consultas. Toda a ajuda é bem-vinda e o segredo é sabermos exatamente onde a ir buscar! e nunca se esqueçam: As mudanças psicológicas também contam!
DIA
Quanto a vocês: Como é a vossa alimentação? ♥

1 thought on “LIFESTYLE \ O QUE COMO NUM DIA”

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top