QUÃO POSITIVO É ERRAR?

Errar é o que nos oferece alguma soberania sobre os nossos piores pensamentos, aprendendo a governá-los com o tempo, amenizando a nossa postura rígida e adoptando uma mais empática, tolerante e, quem sabe, compreensiva a um ponto extremo. Errar é o que nos impulsiona a desejar mais de experiências novas, sentimentos frescos e muita à vontade para pedirmos perdão pelos nossos erros. Errar, para além de integrar na nossa composição genética, é o que nos ensina a viver melhor e com mais qualidade. Passamos a compreender que, por existir um ponto de saturação, as nossas atitudes se devem manifestar de outra maneira, pois, para além de nos prejudicarem a nós, são capazes de contaminar os corações dos demais, convertendo-os em partículas do passado e isso dói, dói tanto quanto um corte inesperado na pele, quanto um peso que se nos cai nos pés sem darmos por isso. 
Errar é um processo de vivência que trás consigo um aglomerado de aprendizagens e lições e que, de uma maneira ou de outra, nos tornam a pessoa que somos. Saber errar e reconhecer tal ato como um caminho necessário é um jogo cujas regras desconhecemos, daí o seu fascinante itinerário, a sua beleza natural. Nós, inconscientemente, apreciamos o ato de errar, pois, nunca sabemos quando de facto o fazemos. É algo nosso, um objeto de estimação, ou, se preferirem, um impulso de estimação. Nós sucumbimos ao erro porque nos julgamos certos e donos daquela verdade, quando na realidade apenas somos  estamos cegos pelo produto da razão que nos acompanha diariamente. 
Errar é uma espécie de tabu e ao qual rotularam como algo de muito errado, apesar de certos erros serem, conforme os factos, gestos genuínos e que com o tempo se demonstram o contrário. Há quem erre propositadamente, há quem empregue esta voz com duras e obscenas intenções, contudo, nem sempre é assim. Errar é tão intrínseco quanto o ato de respirar e, cada vez mais, temos vindo a ter medo de o fazer porque poderemos ser julgados, ridicularizados, postos de parte como autênticas aberrações… E isso é triste e ainda mais desumano do que o ato de errar naturalmente. 
Errar por errar é uma burrice, mas errar por nos julgarmos apaixonados, seja por alguém ou pela vida, não deveria carregar em si um significado tão promíscuo… Errar é o que nos abre a mente para a possibilidade de descartar todas as ferramentas que uma vida contemporânea nos pode oferecer, em prol de viagens que consequentemente nos limparão a alma. Errar faz com que saibamos olhar para os acontecimentos de uma outra perspetiva e, só quem sabe o que é errar, é que compreenderá o peso que tal ato pode ter na vida de cada um.
texto inspirado neste vídeo da JoutJout

2 thoughts on “QUÃO POSITIVO É ERRAR?”

  1. Adorei o texto. Realmente, como diz um texto, "errar é uma espécie de tabu", especialmente numa sociedade que exige constantemente a perfeição alheia e pouco trabalho na melhoria própria. Cada vez tento ter um bocadinho menos medo de errar porque, sinceramente, esse medo já me afastou de muitas coisas.

  2. Concordo contigo, errar é uma espécie de tabu para muitos, está associado a negatividade, fracasso e a burrice.
    Eu considero que errar é sempre uma experiência positiva. A não ser que erremos de propósito, por tolice, errar é aquilo que nos permite crescer e aprender. É isto que eu tento sempre ter em mente quando a insegurança ataca. Sou uma pessoa muito perfeccionista e sofro muito quando cometo erros.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    PS: Estou viciada nos vídeos dessa youtuber graças a ti.

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top