BLOG RELATED \ PORQUE REGRESSEI AO BLOGGER

BLOGGER
Sei que estão a estranhar esta repentina mudança. Até eu, que passei pelo processo, estou admirada. No dia 15 de Outubro de 2017, tomei a inquietante decisão de mudar de plataforma, pois, estava exausta das minhas constantes necessidades de alterar o layout do meu blogue antigo, a cada duas ou três semanas, sem quaisquer intenções de parar. Após me afastar desta plataforma e me alojar numa outra onde praticamente não seguia ninguém, apercebi-me do porquê de tanta irritação: para além de seguir imensos blogues, já não me identificava com grande parte deles. À medida em que o tempo foi passando, comecei a ligar diversos fatores que me levaram a um esgotamento na blogosfera: sem se aperceberem, os bloggers andam a seguir uma linha de design bastante semelhante, o que acaba por sobrecarregar a cabeça daqueles que os visitam. 
De que maneira, então, é que estar no BLOGGER me deixou assim tão sensível, ao ponto de o deixar do nada? Exatamente por só seguir um blogue no NOUW, é que me atirei de cabeça. Era muito mais fácil de trabalhar com o layout do blogue e das publicações, por não implicar o uso de HTML; o engajamento era muito maior e, em poucos meses, alcancei visualizações que nem mesmo aqui eu poderia vir a sonhar alcançar em tão pouco tempo. Sozinha, isolada, fui acolhendo outros pensamentos: afinal, eu queria ter visibilidade ou somente produzir conteúdo, independentemente de ter algum feedback? Concluí que fazendo o que faço, eu gostaria de ter os dois, contudo, aproximei-me ainda mais da escrita e tudo o resto passou a ser secundário. São os leitores que fazem com que os blogues cresçam, sim, é verdade, mas é pela nossa produção que eles têm conteúdo para desfrutar. E eu me apercebi que, para eu chegar a algum lugar, eu não poderia continuar no NOUW. 
Para começar, eu não tinha qualquer margem de manobra no que tocasse à rentabilização, partilha e controlo daquilo que partilhava. Com o link associado ao blogue, não conseguia controlá-lo pelo Google Analytics, Blogs Portugal ou o que fosse, e isso me limitava imenso no processo de evolução. Embora escrever seja o mais importante, não deixa de ser acolhedor pensar que podemos ganhar muito mais com o trabalho que amamos! Não me arrependo de ter feito estas trocas. Sei que isso despoletará algum distúrbio nos bloggers que ao me mencionarem, terão de alterar os links onde me incluíram, todavia, faz parte da experiência e eu tive mesmo de ver com os meus próprios olhos e viver as consequências. 
Inicialmente, vi no NOUW uma oportunidade de subir uns quantos degraus enquanto blogger, não só pelo alcance ao público, mas por nos presentearem com uma facilidade na hora de produzir, porém, identifico-me muito mais com os serviços que o BLOGGER tem para oferecer. Nada desta experiência seria tão aprazível quanto a coragem de não ter medo de provar outros sabores, sentir outros aromas e viver numa outra dimensão. Agora que regressei à plataforma que me abrigou por dois anos, sei que tão cedo não sairei daqui. Trocar de ares abriu-me os olhos quanto aos meus propósitos enquanto blogger e leitora, obrigando-me a criar estratégias, ser mais organizada e dedicada. Neste último ano, a vida deu-me uns quantos workshops de que necessitava mas que, por ter a visão toldada, não me eram assim tão claros. Agora, aplicarei tudo aquilo que aprendi com apenas uma intenção: ser feliz a escrever!

3 thoughts on “BLOG RELATED \ PORQUE REGRESSEI AO BLOGGER”

  1. Apesar de nunca ter estado nessa plataforma para ter uma opinião mais bem formada, não gosto muito dela. Por aquilo que vejo de fora, sinto que acaba por isolar um bocado os bloggers por lá não existir uma comunidade portuguesa tão grande como existe no Blogger e por não permitir ligação a qualquer programa de rentibilização e partilha (já desconfiava disso, nunca vi nenhum blog da NOUW na plataforma "Blogs Portugal"). Fiquei um bocado triste quando foste para lá, mas continuei a acompanhar-te sempre e a comentar, sempre que me era possível.
    Por isso, estou mesmo feliz por estares de volta ao Blogger, vai ser muito mais fácil de te acompanhar. Bem vinda de volta :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top