PARIS CHÂTEAU DE CHAMPS-SUR-MARNE

Assim que trocámos olhares, logo identifiquei alguns traços do período clássico nos detalhes do Château de Champs-sur-Marne. Marcando presença no centro da cidade de Champs-sur-Marne, este palácio foi construído por Pierre Bullet e seu filho Jean-Baptiste Bullet de Chamblain, a pedido de Luís XIV, no século XVIII. A rodeá-lo, temos presente um jardim imponente e que, pelos passeios que por lá fiz, não parece ter fim. Com a devida paciência, somos capazes de descobrir cantos e recantos que nem mesmo um mapa nos poderá apresentar, sendo sempre uma surpresa para quem lá está pela primeira vez.

Não tivemos oportunidade de entrar no palácio, no entanto, isso não nos impediu de apreciar cada pormenor das suas fachadas, sendo a que está virada para os jardins muito mais encantadora do que aquela que se veste de cartão de visitar. No jardim principal, contamos com duas fontes enormes e que, em conjunto, formam um espetáculo bem orquestrado pelo mecanismo das bicas. Avançando, somos acompanhados pelas fileiras de árvores cortadas em cubos e que apenas nos alimentam a vista, de tão esverdeadas. O solo é ocupado por terra batida – uma pena para quem vai lá de sandálias! -, relvado e flores. Sem qualquer culpa, sentimo-nos membros da corte real, à medida em que vamos deambulando por aquele perímetro.

Saindo dos braços do palácio, e se formos aventureiros – o que foi, sem dúvida, o nosso caso! -, podemos avançar para o outro lado dos jardins, descobrindo florestas, matos perdidos, rios e ribeiras, tudo protegido por um cercado bem ornamentado e muito a cara do estilo francês! Acredito que para aqueles que são uns eternos apaixonados pela natureza, este passeio seria o ideal para descansarem dos dias mais corridos por Paris, não só enquanto turistas, mas também como moradores de lá!

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top