Relato de uma condutora amadora \ O exame prático à porta

Não sei como é com a maior parte de vocês, mas existe algo de sobrenatural no que toca à realização de exames, testes ou o que valha: o que normalmente passa por confiança, nestas alturas se transfigura em receio, medo de errarmos, sem sequer termos a oportunidade de nos justificarmos. Por muito que estudemos, por muitas horas que dediquemos à componente prática, a nossa ansiedade não quer valorizar isso, o que conta para ela é criar os cenários mais bizarros e alimentar-se disso.
Todavia, bem lá no fundo, o coração e a mente são capazes de sacudirem os demónios para longe, envergando a postura determinada e consciente de que tudo correrá pelo melhor. Não para disfarçar, mas sim por ser a única verdade. Daqui a dias, realizarei o meu exame de condução. Já deu para entender que estou mais do que frenética, pese embora adore aquilo que faço: se entro no carro stressada, rapidamente me passa e tudo se modifica para uma serenidade desmedida. Tenho a plena noção de que no dia do exame, estarei nervosa, mal de mim se assim não o ficarei, porém, encaro isso como um ato de pura preocupação, afinal, estamos a falar de um passo enorme na minha vida pessoal. Se estou a tirar a carta não é por uma questão de pressão social, mas sim porque eu assim o desejo. Tive a sorte perante as circunstâncias e não tenciono, de maneira alguma, falhar para com a oportunidade que me colocaram em cima da mesa. 
Estou expectante? Sim. Ansiosa? Muito. Mas é porque eu quero e desejo chegar ao fim de sorriso no rosto e lágrimas de felicidade, tal como toda a gente assim o quer para si mesmo, após uma batalha imensa. Não tive dificuldades em aprender, segundo o meu instrutor e os meus amigos, evoluí bastante,  mas não há que ter aversão pela nossa condição de humanos. 

Condutivo

foto via UNPLASH

… E para vos ser sincera, sinto-me bem mais confiante depois de partilhar estes meus pensamentos convosco! ?

Para quem já tem a carta, como foi a vossa experiência pré-exame? Também estavam ansiosos? 😛

12 thoughts on “Relato de uma condutora amadora \ O exame prático à porta”

  1. Eu fiz o exame em janeiro deste ano, numa época de muito stress. O exame era de tarde e nem consegui almoçar nada! Fui pro exame com umas bolachinhas, tal eram os nervos. Mas depois mal comecei a conduzir, os medos e receios dissiparam-se. Eu sabia o que tinha que fazer, sabia que tinha que estar atenta a eventuais ratoeiras, por isso foquei-me no exame e deixei o nervosismo de lado. E quando cheguei ao final e me disseram que tinha passado.. Nem consigo descrever o que senti 🙂
    Boa sorte para o teu exame! Confiança 😉 Tudo vai correr bem!

    1. Obrigada pelo teu relato, Daniela! Fico mesmo feliz por saber que tudo correu bem! Tal como tu, sei bem o que devo fazer e não posso permitir que as distrações ganhem terreno!
      Muito obrigada! <3

  2. Já sabes que eu sou uma pessoa extremamente nervosa e ansiosa, porém, admito que conduzir me deixa relaxada e é como se mais nada estivesse a acontecer no mundo, além de uma Joaninha a conduzir o carro da Mãe pelas ruas das sua bela cidade: é sempre mágico, por muita pressa que tenha. Aprendi a conduzir relativamente rápido e o Miguel, meu instrutor, estava sempre descontraído durante as aulas. De qualquer forma, isso não me impediu de cometer dois erros no exame e de chorar de ansiedade, porque faz parte da minha personalidade e do meu ser humano. O que interessa é que a batalha cessou ali, eu venci e provo, quando pego num carro, que mereci a aprovação.
    Assim, tenho a certeza que te vai correr bem, pelo que me vais contando, que vais sair de lá com o maior dos sorrisos e com o entusiasmo gigante de uma novata condutora oficial!
    Beijinhos <3

    1. O meu instrutor também é bastante descontraído e eu agradeço imenso por isso! Assim, aprendo de maneira mais rápida e muito mais concentrada naquilo que faço!
      Bem sei que conduzir te faz bem! Dá-me um gozo enorme ouvir-te falar acerca do assunto, que nem imaginas!
      Obrigada pela força e pelas palavras! Em breve, terás notícias!
      Beijo grande! <3

  3. Espero que corra tudo bem. Tenta ir o mais calma possível e fica atenta aos outros condutores. Infelizmente existem muitos parvos na estrada que tem podem lixar o exame (foi o que me aconteceu).

    1. O código é facílimo, vai por mim! Também eu entrei no centro de exames a tremer, mas depois de me mentalizar acerca do número que exames que fiz e o quanto estudei, foi-me fácil respirar fundo, responder às questões com calma e, quarenta minutos depois – porque há SEMPRE alguém a tirar carta de mota :p – a feliz noticia de ter passado!
      Se te dedicares diariamente, vai-te correr tudo muito bem! Acredita!

      Beijinhos!

  4. A ansiedade é perfeitamente natural e quase impossível de dissociar de uma situação destas. Curiosamente fiquei mais nervosa para o meu exame de código, do que para o de condução que passou num abrir e fechar de olhos. Senti que estive a conduzir 5 minutos apenas!
    Que corra tudo bem e depois queremos noticias 🙂

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top