Prometi e aqui vim para cumprir com a minha promessa: há imenso que não escrevo sobre uma receita. Não sei se já o disse, mas fazê-lo é o que ressurge em mim alguma preguiça de escrever para o blogue. Adoro cozinhar, sou mesmo capaz de ceder horas do meu dia na cozinha, no entanto, há qualquer coisa de fascinante nesta coisa de não relatar o que preparo na cozinha. E, obviamente, vamos olhar para mim como tradutora da minha preguiça, na frase anterior. Detectei, finalmente, o que é que me empatava: sabem os cartões que eu vos costumo trazer, com os ingredientes e o modo de preparação? Eis então o gatilho para tamanha ansiedade.
Como tal, e a partir de hoje, já não teremos nada disso! Estando numa fase de colocar os afazeres em prática no momento em que me surgem da cabeça, decidi ultrapassar esta barreira e trazer-vos uma receita vegetariana que coloquei em prática, ainda há uns dias. Honestamente, só me viro para o vegetarianismo quando tenho os meus amigos vegetarianos cá em casa. Juntem o amor pela cozinha mais o desafio de experimentar novas receitas e têm-me pronta, de avental, para enfrentar as entrelinhas de uma receita.
A de hoje, é dois em um: sendo que o ingrediente base é o grão de bico e o resultado pastoso se assemelhar ao famoso húmus, podem se sentir à vontade para reservar um pouco dele num recipiente para barrar numas bolachas de milho ou arroz! Garanto-vos momentos de satisfação! Passando, então, à dita cuja: necessitam, somente, de ingredientes super simples:
- 1 lata de grão de bico;
- 1 cebola média;
- 3 dentes de alho;
- Cogumelos;
- Polpa de tomate (ou 2 tomates frescos, bem maduros);
- Molho de soja (ou molho inglês);
- Um punhado de coentros e salsa;
- Temperos a gosto;
- Pão ralado (ou, fazendo como eu: se tiverem pão em casa, torrem e triturem no processador);
Modo de preparação:
Aproveitem a água que vem na garrafa do grão e juntem os restantes ingredientes numa panela, menos o pão ralado. Liguem o forno a 180ºC. Após a cozedura estar completa, triturem tudo com uma varinha mágica e reservem à parte a quantidade que quiserem, para o húmus. Acrescentem, então, o pão ralado, processem um pouco mais e deixem arrefecer. Num tabuleiro, estendam papel vegetal, façam bolinhas do preparado de grão e espalmem contra o tabuleiro, até se assemelhar à forma de um hambúrguer. Após rasparem o tacho, untem os hambúrgueres com um fio de azeite e levem ao forno. Quando dourarem, virem-nos até dourarem novamente. Quando os hambúrgueres parecerem pequenas cookies, desliguem o forno, retirem o tabuleiro e deixem arrefecer. Façam-se acompanhar de uma salada, de quinoa e uma bela de uma sopa!
Gostaram da receita? Já comeram algo semelhante? ♥
6 Comments
Mónica Silva
4 de Fevereiro, 2019 at 12:38Eu sou louca por hummus, é das coisas que tenho, obrigatoriamente, de ter em casa mas compro já feito. Acho que vou ter de experimentar e fazer em casa!!
Beijinhos, Mónica.
Black Rainbow // Instagram
Carolayne T. R.
4 de Fevereiro, 2019 at 22:09Caseiro deve saber muito melhor!! Experimentaaaa!! ??
Joana Sousa
4 de Fevereiro, 2019 at 15:50Olha que bela ideia para o jantar de hoje!
Jiji
Carolayne T. R.
4 de Fevereiro, 2019 at 22:09Eheh quero feedback! ?
Andreia Morais
4 de Fevereiro, 2019 at 21:24Nunca experimentei, mas já guardei a receita para pôr em prática num futuro próximo (espero). Ficou com um aspeto delicioso 😀
Carolayne T. R.
4 de Fevereiro, 2019 at 22:10Obrigada!! ? Quando a oportunidade surgir, ficará muito bom!