(RECEITA) AL DENTE \ HAMBÚRGUER DE GRÃO

Prometi e aqui vim para cumprir com a minha promessa: há imenso que não escrevo sobre uma receita. Não sei se já o disse, mas fazê-lo é o que ressurge em mim alguma preguiça de escrever para o blogue. Adoro cozinhar, sou mesmo capaz de ceder horas do meu dia na cozinha, no entanto, há qualquer coisa de fascinante nesta coisa de não relatar o que preparo na cozinha. E, obviamente, vamos olhar para mim como tradutora da minha preguiça, na frase anterior. Detectei, finalmente, o que é que me empatava: sabem os cartões que eu vos costumo trazer, com os ingredientes e o modo de preparação? Eis então o gatilho para tamanha ansiedade. 
Como tal, e a partir de hoje, já não teremos nada disso! Estando numa fase de colocar os afazeres em prática no momento em que me surgem da cabeça, decidi ultrapassar esta barreira e trazer-vos uma receita vegetariana que coloquei em prática, ainda há uns dias. Honestamente, só me viro para o vegetarianismo quando tenho os meus amigos vegetarianos cá em casa. Juntem o amor pela cozinha mais o desafio de experimentar novas receitas e têm-me pronta, de avental, para enfrentar as entrelinhas de uma receita.

A de hoje, é dois em um: sendo que o ingrediente base é o grão de bico e o resultado pastoso se assemelhar ao famoso húmus, podem se sentir à vontade para reservar um pouco dele num recipiente para barrar numas bolachas de milho ou arroz! Garanto-vos momentos de satisfação! Passando, então, à dita cuja: necessitam, somente, de ingredientes super simples:

  • 1 lata de grão de bico; 
  • 1 cebola média; 
  • 3 dentes de alho; 
  • Cogumelos; 
  • Polpa de tomate (ou 2 tomates frescos, bem maduros); 
  • Molho de soja (ou molho inglês); 
  • Um punhado de coentros e salsa; 
  • Temperos a gosto; 
  • Pão ralado (ou, fazendo como eu: se tiverem pão em casa, torrem e triturem no processador); 
Modo de preparação:
Aproveitem a água que vem na garrafa do grão e juntem os restantes ingredientes numa panela, menos o pão ralado. Liguem o forno a 180ºC. Após a cozedura estar completa, triturem tudo com uma varinha mágica e reservem à parte a quantidade que quiserem, para o húmus. Acrescentem, então, o pão ralado, processem um pouco mais e deixem arrefecer. Num tabuleiro, estendam papel vegetal, façam bolinhas do preparado de grão e espalmem contra o tabuleiro, até se assemelhar à forma de um hambúrguer. Após rasparem o tacho, untem os hambúrgueres com um fio de azeite e levem ao forno. Quando dourarem, virem-nos até dourarem novamente. Quando os hambúrgueres parecerem pequenas cookies, desliguem o forno, retirem o tabuleiro e deixem arrefecer. Façam-se acompanhar de uma salada, de quinoa e uma bela de uma sopa!

Gostaram da receita? Já comeram algo semelhante? ♥

6 thoughts on “(RECEITA) AL DENTE \ HAMBÚRGUER DE GRÃO”

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top