AL DENTE (receita) | Bolo de limão sem glúten

Todas as receitas que partilho aqui têm uma história por detrás. Com este bolo de limão sem glúten não poderia ser diferente. Raros são os bolos que faço e que resultem. Tenho muita dificuldade em acertar, mesmo quando sigo receitas. Sou mais prendada para os salgados do que para os doces. No entanto, essa crença tem mudado desde que me aventurei pelo mundo das waffles e panquecas.

bolo-de-limao-sem-gluten_carolayne-ramos_imperium-blog_al-dente-receitas
Viver com algumas limitações alimentares por conta da saúde poderia resultar, ainda, num estrago mental desproporcional.

Só que tem corrido super bem. Percebi que cozinhar o que por norma não encontro já feito ajuda-me a regular a ansiedade. Pois, tenho a garantia de que não é impossível consumir o que me apetecer, bastar-me-á ser criativa e ter acesso aos melhores recursos.

Acordei com fome de bolo de limão. Faz dias, na verdade, que o meu inconsciente andava a congeminar um bolo, mesmo reconhecendo a nossa “inaptidão” para doces.

Então, no momento em que saltei da cama, fui ao supermercado enquanto concebia a receita na cabeça, gravei para o podcast e, no próprio episódio, revelei os meus planos. Logo que cheguei a casa, preparei-o, esperei ansiosamente…e obtive o melhor bolo de limão que já comi, tudo com farinhas sem glúten! Vamos lá?

▬ Ingredientes:

3 ovos grandes
2 col. de sopa de manteiga
2 cháv. de café de açúcar mascavo
200ml de bebida vegetal
280gr de mix de farinhas (usei estas medidas mas para farinha de amêndoa, grão e arroz)
2 col. de sopa de fibra hidrossolúvel (ver no continente)
Raspa e sumo de dois limões pequeno/médios
Canela
Noz moscada
Sal
Extrato de baunilha
Fermento q.b.
Bicarbonato de sódio q.b.

▬ Modo de preparo:

  1. Primeiramente, pré-aquece o forno a 180ºC. Separa as gemas das claras, batendo as segundas em castelo. No recipiente das gemas, adicionar o açúcar, a manteiga e as rapas de limão. Bater.
  2. De seguida, acrescentar o sumo de limão, a bebida vegetal e o extrato de baunilha. Não entres em pânico se a manteiga coagular, é apenas o efeito que a acidez do limão tem na mesma.
  3. Acrescentar as farinhas e misturar junto das claras em castelo. Temperar com a canela, sal, noz moscada. Finalizar com o fermento e bicarbonato, cuidadosamente com uma espátula.
  4. Verte a massa para uma forma já untada ou forrada com papel vegetal, levar ao forno por 1h +/- (o tempo vai depender da potência de cada forno).
  5. Assim que estiver cozido, transportar o bolo morno para um prato, cobrindo-o com o que te apetecer (no meu caso, chocolate e café).

Este bolo trouxe-me bastante alegria, não só pelo processo ter sido calmo, mas sobretudo pelo resultado final. Consegui-o fofo, com o trago desejado a limão e, pasmem, bem cozido! A próxima etapa? Confecionar pão com este mix de farinhas!

Entretanto, conta-me: ficaste com água na boca? ♥

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top