Ranking favoritos de Saramago

Gosto de muitos autores. Mas nenhum deixa-me tão aconchegada quanto Saramago. Não sei explicar o porquê de o admirar tanto, talvez pelo nosso modo parecido de pensar, pela sua ousadia ou se pelos temas inusitados que aborda. Só sei que por muitos livros que ele tenha escrito, já lá vão uns quantos que fazem parte da minha biblioteca mental. Decidi, então, organizar as minhas preferências, também como convite para os que ainda não lhe deram uma oportunidade!

Intermitências da morte

Ainda não me cruzei com um livro que me tenha impactado tanto quanto este. Já li bastante desde então, seja de Saramago como de outros temas e autores… Mas esta pequena abordagem sobre a morte está tão bem construída, sobretudo pelo contexto que ganha no fim, que o guardo no topo das minhas preferências!

Ensaio sobre a cegueira

Foi o primeiro livro que li em 2022. Já tinha visto a adaptação há uns anos numa aula de inglês, só que não me chamou tanto a atenção. Já não me recordo se a escolha foi aleatória, a verdade é que não esperava encontrar detalhes tão sórdidos, tanto pelo modo como foram trabalhados como por refletirem tão bem o mundo real.

O evangelho segundo Jesus Cristo

Este, por seu turno, foi o livro mais recente que terminei. Como partilhei no Goodreads e na review final, não esperava sentir-me tão entusiasmada ao explorar a vida desta figura religiosa. Gostei desta interpretação de Saramago, sobretudo nos diálogos.

Jangada de pedra

Outra leitura que foi bastante divertida, recheada de lições arrebatadoras com base na sociedade portuguesa. Num cenário em que a península ibérica divaga pelo oceano, sem qualquer razão científica plausível, acompanhamos o impacto doutras sociedades na nossa, e vice-versa, numa quase distopia que só Saramago saberia conceber.

Memorial do convento

E quem é que não o leu na escola? Eu li-o do início ao fim e, por efeito da novidade, custou -me imenso digerir certas partes. Contudo, foi o nosso primeiro contacto, que como podem ver, correu super bem!

Todos os nomes

De todos, é o que menos gosto. Pelo menos, até agora. Recordo-me muito pouco da trama, inclusive. De qualquer forma, acho importante que outros o passam ler e, quiçá, tecer uma opinião diferente da minha!

Entretanto, conta-me: gostas de Saramago? Qual o teu favorito? De qual gostas menos? ❤️

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top