PODCAST | “A Mulher da Casa Abandonada”

Queres algo realmente spooky?
Acho bizarro a certos comportamentos humanos. A mente humana consegue ser fascinante pelos melhores e piores motivos. Quanto mais terapia faço, mais me apercebo de que a humanidade escolhe, diariamente, afundar-se por simplesmente não parar para refletir sobre as questões mais básicas da existência. Esta filosofia é reforçada de todas as vezes em que me cruzo, sobretudo, com conteúdos de foro biográfico em torno de um assunto. Esses assuntos abordam, maioritariamente, crimes e cenas de horror.

Numa conversa em que mencionei as minhas plataformas, uma colega de trabalho falou-me do único podcast que ela jura ter escutado do início ao fim com prazer. O mesmo, de nome “A mulher da casa abandonada“, convenceu-me não só pelo nome como pela sinopse. Ela não me deu spoiler algum, tal como também eu não o darei. Este podcast gira em torno de um caso, cujo palco é os EUA – é sempre, digamos…ou quase -.

fonte de imagem: folha de são paulo

O narrador relata, portanto, uma história bizarra sobre um casal de brasileiros que manteve cativa e escravizada uma empregada negra durante décadas. Tudo isto nos anos 80.

O FBI acabou por se envolver, investigando a cena. Acontece que no momento do julgamento, um dos membros do casal fugiu e ainda não foi capturado, embora toda a gente saiba de quem se trata e onde mora. Estas gravações revelam, então, todo o progresso feito até então, o parecer de algumas testemunhas, as considerações do próprio narrador mas sem que isso interfira no nosso juízo de valor.

Esta produção é perfeita para ser escutada em dias como o de hoje, em que o sol nos bate nas costas apesar do frio, de chávena de chá na mão e uma predisposição para refletir no quão escandalosas são certas pessoas. As personagens que elas adotam para fingir demência perante os seus crimes, fugindo das suas responsabilidades. Houve um episódio em particular que escutei na hora da refeição… Era sobre a lista de abusos feitos à empregada. Fiquei com um nó no estômago, super indisposta e taciturna.

Pensar que estes crimes expostos em minutos decorreram por vinte anos, dá lugar a um conjunto de revoltas que não sei bem como descrever.

Como pôde este casal achar-se no direito de condicionarem a vida desta mulher, somente por terem posses? Analogamente, destaco uma série que já falei no blogue, “mine”, e cuja interpretação que fiz vai ao encontro dos jogos de poder entre quem gere bastante dinheiro. Que hierarquia fodida! Será somente por carência de afetos positivos que estes crimes existem? Ou há algo mais por detrás destes distúrbios hediondos? Estaremos todos suscetíveis a, num momento, nos saltar a pipoca e nos tornarmos num monstro?

O modo como Chico Felitti narra cada episódio é deveras delicioso, não obstante o tema apresentado. Ele é super envolvente, fala num tom calmo e assertivo. Aconselho este podcast com alguma urgência, não só por estar a gostar como também por fazer frente à minha ingenuidade. Por tocar em assuntos sensíveis e que me são, de alguma forma, próximos. Conhecimento é poder por me permitir formular as minhas decisões de modo consciente. Desta forma, que esta palavra passe por várias pessoas e as transforme de alguma maneira.

Entretanto, conta-me: conhecias este podcast ou o crime relatado? ♥

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top