LIVROS FAVORITOS DE CADA GÉNERO (*)

(*) esta publicação contém links de afiliados. por cada compra, recebo uma pequena comissão, portanto, muito obrigada por contribuíres!
ONDE COMPRAR: WOOK (pt) | BERTRAND(pt) | AMAZON(eng)

Vi dois vídeos a abordar este tema e, automaticamente, quis também escrever sobre o assunto. Quando fico muito tempo sem saber ao certo o que abordar, não obstante a infinita lista de temas que tenho apontados no meu bloco de notas, gosto de usar este tipo de publicações como uma alavanca, não só para a reconstrução do hábito, como para descontrair.

VÍDEO 1 | VÍDEO 2

E, dado que ando a refletir imenso no papel dos livros na minha vida e no modo como os insiro no meu quotidiano – acreditem, tem sido um dilema! -, recordá-los é uma mais-valia. Tudo porque me incita a voltar aos dias em que ler ocupava grande parte da minha rotina, sem recear trocá-lo pelo Youtube ou telemóvel! Visto tratar-se de uma publicação sem grande complexidade, não me vou alongar nesta introdução e que, por si só, já deve ter sido o suficiente para vos chamar a atenção!

PH: @MILLESPHOTOS

ROMANCE

Não sou muito apreciadora deste género, pelo menos, quando tenho de pensar num em qual pegar. No entanto, se algum me vier parar às mãos, não o desprazerei de todo! Dos últimos tempos, e que me impactou tanto quanto o filme, foi o “CALL ME BY YOUR NAME“, do André Aciman! Para quem já o leu e viu, sabe o quão significativa é esta história para a comunidade LGBTQI+, e para os demais seres humanos e que compreendem sermos mais do que a nossa sexualidade, credo, etnia. Aguardo, apenas, que se passem mais alguns meses até o poder reler!

ONDE COMPRAR: BOOK DEPOSITORY | WOOK | E-BOOK AMAZON

ERÓTICO

Confesso que, até ao momento, ainda só li uns cinco ou seis livros deste género, contudo, nada que escalasse até ao topo das minhas preferências. Portanto, não tenho títulos para enumerar.

TERROR

Desconheço as razões por detrás desta falha de memória, tendo em conta que esta história foi lida em menos de duas horas e arrepiou-me dos pés à cabeça. Raramente falo dele ou o recomendo, mas “O VILAREJO“, do Raphael Montes, é um livro do caraças e que me aterrorizou de imensas maneiras. Desde a escrita às ilustrações, eis o livro perfeito para se sair da zona de conforto e aproveitar os momentos vagos!

ONDE COMPRAR: AMAZON

THRILLER

De todos, um dos meus géneros de eleição! Gosto do desconforto que causam e do quão estimulantes são mentalmente. Gosto de ser desafiada e impressionada! Dois livros que, sem dúvida alguma, facilmente recomendo é o “EM PARTE INCERTA” (1), que no original é o “GONE GIRL”, da Gillian Flynn; assim como o “VERITY” (2), da Colleen Hoover, uma das minhas leituras mais recentes! Só lendo para compreender o meu fascínio!

ONDE COMPRAR (1): BERTRAND | WOOK | E-BOOK AMAZON
ONDE COMPRAR (2): BERTRAND | WOOK | E-BOOK AMAZON

POESIA

Cobro-me imenso por ler muita pouca poesia. É daqueles gestos que pretendo mudar e dar-me a descobrir este género que transcreve, com apoio em outras técnicas, os segredos da nossa alma. Apesar de não a considerar cem porcento poesia, o “THE SUN AND HER FLOWERS“, da Rupi Kaur, consegue compactar o tom tão característico deste género, não obstante o “não cumprimento” das regras mais conhecidas da poesia. Contudo, não nos podemos esquecer que o mundo está em constante mudança e que, realmente, existe sempre espaço para este tipo de expressão artística!

ONDE COMPRAR: BERTRAND | WOOK | E-BOOK AMAZON | BOOK DEPOSITORY

CHICK LIT

Não me recordo de alguma vez ter lido livros com este tipo de características, no entanto, não me foge à razão o facto de querer explorar um ou dois livros da Sophie Kinsella, a rainha dos chick lits! Se tiverem alguma sugestão para este género, agradeço!

CLÁSSICO

Fiquei um tanto dividida quanto ao título que poria aqui. Cheguei a uma conclusão justa, escolhendo “O DEUS DAS MOSCAS“, de William Golding, como um dos meus clássicos favoritos. Recorrendo ao arquivo do blogue, li-o em 2016, o que parece ser já uma eternidade! Este é daqueles que divide opiniões, porventura, considero a trama deveras genial e muito pertinente, independentemente do contexto da sua leitura!

ONDE COMPRAR: BERTRAND | WOOK

NACIONAL

Não me vou alongar muito! “AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE” (1), de José Saramago, tal como o “APARIÇÃO” (2), de Vergílio Ferreira, são de longe os meus livros nacionais favoritos! Geniais, poéticos, sarcásticos… E a lista de elogios continua! Há uma demonização quanto aos livros portugueses dos grandes nomes e que abafam a existência dos escritores mais jovens, gerando uma antipatia quanto aos primeiros…

Quando, na verdade, o importante é que estejamos sempre a consumir histórias e a aprender com elas! Não desprezo, de todo, a luta que tem sido conquistar os seus lugares no mundo da literatura portuguesa, mas creio que seja como em tudo na vida: se confiamos no nosso trabalho e se nos esforçamos para o divulgar, não existem razões para recearmos a desvalorização. Alguém há de se cruzar connosco e apreciar o que fazemos, independentemente dos fatores!

ONDE COMPRAR (1): BERTRAND | WOOK
ONDE COMPRAR (2): BERTRAND | WOOK

YOUNG-ADULT

Se desejam dispensar um fim-de-semana inteiro a ler, “ELEANOR&PARK“, da Rainbow Rowell, será a escolha adequada. Já li alguns young-adult, mas este livro, que contém uma dose de doçura e representatividade inexplicável, é um fofinho que guardo no coração e que me aquece a alma, sempre que me recordo dele. Sem dúvida, que para o poder substituir, ainda terei de ler imensa coisa!

ONDE COMPRAR: BERTRAND | WOOK | E-BOOK AMAZON

DRAMA

Os melhores e os piores dramas são aqueles que se baseiam em factos reais, tal como acontece em “OS FILHOS DA DROGA“, um relato detalhado da vida de Christiane F., uma mulher que, aos doze anos, conheceu o mundo da droga nas ruas de Berlim e, a partir dali, a sua vida deu uma vida de 180º, sendo um tanto improvável de reverter. Este livro não é para qualquer um, no entanto, se sentem concentrar a capacidade, o estômago e a mente para se colocarem nos pés da criança que ela foi e dos desafios que teve de ultrapassar… É uma experiência que aconselho vivamente!

ONDE COMPRAR: BERTRAND | WOOK | E-BOOK AMAZON

DISTOPIA

A categoria final, mas não menos importante. Um clássico que todos deveriam ler – recordam-se de ter dito que estava na dúvida quanto ao que escolher lá em cima? -, pese embora, a importância da nossa maturidade perante uma obra cada vez mais relacionável com a nossa realidade! “1984“, de George Orwell, trata-se de uma autêntica obra prima e que, sem saber estabelecer o porquê, mexeu com as minhas estruturas e ensinou-me a amadurecer o meu olhar perante a sociedade em que vivemos e da qual fazemos parte.

ONDE COMPRAR: BERTRAND | WOOK | E-BOOK AMAZON

Quais são os vossos livros favoritos de cada género? ♥

3 thoughts on “LIVROS FAVORITOS DE CADA GÉNERO (*)”

  1. Que ideia tão incrível! Vou guardar a tua publicação e fazer um inventário cá em casa 😀
    Vou, ainda, acrescentar O Vilarejo à minha lista, porque deixaste-me muito curiosa. Adorei O Sol e as Suas Flores e, depois de ver o filme, quero muito ler Chama-me pelo Teu Nome

    1. Yeeey, afinal compensou ter-me inspirado nos vídeos que vi! ?
      Por acaso, quando estava a escrever, lembrei-me de ti e no quão provável seria tu gostares desta ideia e adotá-la! ? Fico mesmo feliz e ansiosa para ler as tuas respostas a cada género! Eheh
      Beijo grande! ♥️

  2. Pingback: "INFERNO", DAN BROWN - DA FICÇÃO À REALIDADE (*)

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top