BOX-OFFICE \\ “SUPERMAN: RED SON” (2020)

Confio bastante no papel das animações, no que toca a passar um aglomerado de informações educativas e importantes, ao longo de toda a população. Independentemente das idades, acredito que cada um de nós consegue beneficiar da simplicidade com que os assuntos são tratados, ainda que exijam muito trabalho de pesquisa e sistematização, de modo a não tornar toda a experiência maçante. Estava num convívio de amigos quando mencionaram este filme… Ao abrir o popcorn time, dias depois, deparei-me novamente com ele e não o quis deixar escapar.

FONTE: IMDB

Assim que vi o “Knives Out”, lancei-me à descoberta de “Superman: Red Son”, que se mostrou numa abordagem bastante interessante acerca das guerras e do cenário na União Soviética, em 1946. O Superman, enquanto personagem, é uma metáfora do uso que se faz da ingenuidade daqueles que acreditam na sua influência de mudar o mundo, sem que se apercebam das segundas intenções dos que os controlam. Ao longo do filme, um interesse que já há muito conservava acerca de sistemas económicos e políticas no geral tomou conta do meu discernimento, levando a que eu aproveitasse ainda melhor a viagem.

Estas criações dão muito que pensar acerca dos ideais políticos dos artistas por detrás. Às tantas, fica-se sem entender se a sua arte funciona como um movimento anti-aquilo que se tá a retratar ou se, pelo contrário, utiliza-se uma certa linguagem para demonstrar o seu apoio em relação às situações ilustradas. Do meu entender, “Superman: Red Son” trata-se de uma sátira, fazendo uma alusão “exagerada” de algumas abordagens, de modo a ridicularizar os atos e pessoas que apoiavam uma causa sem nexo, partindo do princípio que nem elas sabiam ao certo o que é que estavam a fazer.

Ter utilizado figuras heróicas da animação para ilustrar factos históricos e que, até hoje se fazem sentir, foi um golpe de mestre, mais não seja por manter a nossa atenção centrada onde ela deve estar! É bom recordar situações pelas quais jamais quereremos vir a submeter a humanidade novamente, e estas adaptações, para aqueles que muitas das vezes deixam escapar estes detalhes, serve como um belo refresco mental. Para os que gostam de história e animação, este é o filme ideal para recolocar alguns conceitos em dia!

Conheciam este filme? Já viram? ♥

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top