AL DENTE (RECEITA) \\ PÃO CASEIRO

Tem-se tornado cada vez mais desafiante poder sair de casa e adquirir os itens básicos para se ultrapassar este mais recente ato de isolamento social. Compreendo que nem todos terão o espírito e ânimo para aguardarem numa fila gigantesca, de modo a poderem comprar pão, por exemplo. Estou há meses para experimentar esta receita, pois, normalmente a utilizamos para fazer pizzas caseiras e que, muito honestamente, ficam muito mais saborosas do que as das pizzarias.

Aproveitando ainda mais o tempo livre, hoje não deixei passar a oportunidade para ver no que daria cozinhar pão. Não é tão difícil quanto possam julgar, as únicas coisas que esta receita requer são paciência e criatividade. Paciência para juntar os ingredientes, esperar a fermentação da massa e criatividade no momento de trabalhar a mesma nas mais variadas maneiras, seguindo para o forno. Vamos nessa?

INGREDIENTES:
500GR de farinha de trigo
25GR de levedura fresca
1 colher de chá de sal
1 chávena de leite morno
2 colheres de sopa de azeite

MODO DE PREPARO:
1. Antes de mais, pré-aqueçam o forno, mas não deixem aquecer em demasia, pois, a vasilha onde prepararão a massa poderá derreter. Aqueçam até ficar morno, o que facilitará à fermentação da massa;

2. Na chávena de leite, coloquem a levedura. Levem ao microondas até ao leite ficar morno. Numa vasilha larga e funda, deitem a farinha e abram um buraco no centro. Juntem as colheres de azeite, o sal e despejem o leite aos poucos, misturando tudo com as mãos.

3. Continuem o processo de junção até a massa se desprender das vossas mãos e se torne homogénea. Tapem com um pano de cozinha limpo e conservem no forno morno e previamente desligado.

4. Aguardem cerca de 2 horas e verifiquem se a massa cresceu em condições. Feito isso, voltem a ligar o forno, amassem a massa novamente e montem um tabuleiro forrado com papel vegetal (ou com uma base de silicone), pincelem a base com manteiga derretida e depositem pequenas bolas de massa, ao longo do tabuleiro.

5. Pincelem as bolas com manteiga derretida, levem ao forno e esperem até que as mesmas cresçam e corem. Repitam o processo até a massa crua terminar e deliciem-se, nos dias seguintes!

Acredito que nem todos terão a levedura fresca à mão e que sair de casa, somente, para a adquirir é bastante perigoso nesta altura das nossas vidas. No entanto, quando tiverem de realizar uma compra estritamente necessária, aproveitem para comprar a levedura e colocar esta receita em prática. Se não agora, terão outras oportunidades adequadas! Espero que tenham gostado e ficado curios@s! ♥

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top