LONDRES \ UMA EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA

Uma das coisas que mais me fascinou na minha ida a Londres foi a diversidade que ela concentra em todos os seus núcleos, sejam eles centrais ou periféricos. É muito usual escutarmos de quem lá vive ou passa, essa característica, quase que intrínseca, da cidade, embora todas as outras em redor do mundo, de certa forma, também partilhem dessa idiossincrasia. Fiquei deveras apaixonada pela possibilidade que era olhar de um lado para o outro e não me frustrar pela monotonia existencial e cultural que tão bem caracteriza as nossas origens, e foi uma confirmação pessoal colocar em dia todas as mensagens que fui acumulando sobre Londres.

Um dos pontos que sempre me chamou à atenção está relacionado com a comida. Já não é novidade este meu fascínio pela prática de cozinhar e me entregar, sempre que o faço, e eu acredito que a comida é capaz de amenizar qualquer que seja a situação onde estivermos envolvidos, pelo facto de que nos manter aconchegados, não só fisicamente, dado que sem alimento, dificilmente nos mantemos vivos, como também espiritualmente e pelas conexões que estabelecemos com outros seres humanos, em redor do mundo. A comida trata-se de uma linguagem que é compreendida por todos, mesmo quando não nos vemos capazes de identificar, ao certo, o ingrediente que nos chamou particularmente a atenção.

Quando entrei no avião, alimentei a certeza da
possibilidade de poder vir a conhecer outras culturas através dos seus
alimentos. Levaram-me a experimentar um doce bastante tradicional das
Filipinas, o Bilog Ube, no MAMASONS DIRTY ICE CREAM,
Chinatown. Esta sobremesa é difícil de ser descrita. Poderia enveredar
por uma explicação simples, pegando nas bolas de berlim ou nas bolas de
manteiga como fator de comparação, com o acréscimo de terem uma massa
crocante por fora, mega macia por dentro, morna como um conjunto,
recheada com ube, uma planta arroxeada das filipinas e cujo sabor nunca senti igual.

Para o ube, não posso construir uma balança, apenas experimentando é que cada um poderá moldar uma concepção pessoal. Recordo-me da sua frescura, exatamente por me ter sido apresentado como um gelado, e da franca explosão de sabores entre as duas partes unificadas. A acompanhar, já antes tínhamos passado pelo CUPPACHA BUBBLE TEA, Chinatown, dado que eu nunca havia experimentado Bubble Tea. Confesso: essa minha primeira experiência não me deixou agradada, porque escolhi mal, no entanto, dias depois, quando fomos ao BIJU BUUBLE TEAM ROOM SOHO, St. Soho, fui aconselhada a escolher um Bubble Tea de ube com bolinhas de tapioca e fiquei apaixonada!

 

Na hora de almoço, levaram-me ao WAGAMAMALeicester Square, um restaurante asiático, onde provei o famoso ramén de carne, rendendo-me não só à quantidade, como também aos sabores, odores e conforto que dali extraí. Cheguei a visitar mais um ou dois restaurantes, um deles o FIVE GUYS, Covent Garden, uma hamburgueria fast-food, mas cuja qualidade ultrapassa a do McDonald’s e a do Burguer King, não só pela oferta de ingredientes e a possibilidade de personalização, como pelo confeccionamento de um delicioso hambúrguer e de batatas caseiras temperadas e muito bem fritas. Para terem noção, um menu médio no FIVE GUYS equivale a dois da mesma espécie e só assim percebemos o quão valioso e benéfico é apostar em novas marcas, de preço acessível.

Para além desta hamburgueria, visitei uma outra em Peterborough, APPLE CART, e cujo conceito espacial está mais ligado aos tradicionais pubs ingleses. No geral, considero que todas as experiências foram bastante positivas e dignas de partilha e confirmação. No que depender de mim, enquanto humana e viajante, tentarei por nunca deixar de parte esta minha curiosidade em relação à gastronomia, pois, acredito que se trate de um meio de comunicação bastante peculiar e rico. Caso estejam a planear uma ida a Londres, fica impressa esta carta resumida da minha barriga feliz e espero, de coração, que vos deixe tão entusiasmados como me deixou a mim!

2 thoughts on “LONDRES \ UMA EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA”

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top