(RECEITA) AL DENTE \ MUFFINS DE ALHO-FRANCÊS

Mais uma receita? A Lyne endoideceu! – concedo-vos todo o à vontade para pensarem assim. De facto, algo não está bem comigo… Para dizer a verdade, sinto-me fresca, animada, energética e uma das melhores maneiras de espalhar essas energias é através do blogue e da cozinha – quem diria!? -. Na semana passada, apeteceu-me aproveitar alguns ingredientes que tinha por casa e “inventar” um bocado. Sempre que estou a ultrapassar momentos de stress, ou preciso de respostas, dispensar horas a cozinhar parece-me sempre bastante relaxante, embora tome muito do meu tempo. Mas eu não me importo! 
Tinha intenções de fazer algo doce e que fosse durável, mas inclinei-me para os salgados e as formas engraçadas. Mais para o final é que me arrependi de não ter obtido o resultado final num recipiente mais uniforme, porém, e para ocasiões especiais, o que vos trago hoje servirá perfeitamente para receber amigos, decorar uma mesa farta ou para o dia-a-dia. Falo de muffins de alho-francês, como poderia falar de muffins de espinafre, couves, etc.. Basicamente, muffins que vão ao gosto do freguês!

Para dizer a verdade, esta é daquelas receitas que podem variar conforme os alimentos que tiverem em casa, desde que a base que os liga esteja sempre presente: os ovos e o queijo mozzarela (ou outro!). A imaginação resolve o resto! Para que funcione, convém também terem daquelas formas de cupcake, preferencialmente de silicone, que não demanda adições de azeite, manteiga ou óleo, e torna o processo de desmontagem mais rápido e instintivo. Todavia, se só tiverem a forma de alumínio, também serve!

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 1 copo de água;
  • Queijo ralado;
  • Alho-francês;
  • 1 cebola;
  • Alho;
  • Coentros;
  • 1 lata de cogumelos;
  • Courgette;
  • Temperos a gosto.
Modo de preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Num recipiente largo, colocar os ovos, a água, os temperos e reservar. Refogar a cebola, o alho-francês, os cogumelos previamente picados e a courgette, num fio de azeite. Deixar arrefecer por uns minutos e verter nos ovos, aos poucos e à medida em que se mistura tudo. No final, acrescentar o queijo ralado e distribuir o misturado nas forminhas. Levar ao forno, deixar cozer e reservar num tabuleiro, para esfriar. Podem conservar os muffins numa vasilha de vidro com tampa e consumir por uma semana, acompanhando com salada, legumes salteados ou simples!

Que tal, ficaram tentad@s em experimentar? ♥

6 thoughts on “(RECEITA) AL DENTE \ MUFFINS DE ALHO-FRANCÊS”

  1. Aqui está uma receita que, para mim, seria improvável. Porque, como não sou grande apreciadora de alho-francês, dificilmente me lembraria de o adicionar :p
    Mas talvez experimente

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top