FACULDADE Como nos organizarmos de modo a ganharmos tempo livre

“Ensina-me os teus truques!” – foi algo que já me disseram em contexto de relatos meus, que consistem na partilha do meu quotidiano enquanto estudante universitária e que, curiosamente, tem tempo para tudo. Não é invenção, eu realmente tenho tempo para fazer tudo o que me der na cabeça, conciliando com as minhas obrigações enquanto estudante. Mesmo com tarefas para cumprir, consigo obter um intervalo para ler, ver uma série, um filme ou dois, escrever, estar com os amigos, cozinhar, simplesmente descansar e dormir oito horas por dia… O segredo nem chega a ser secreto, visto que, com toda a certeza, já sabem o que vos direi: é tudo uma questão de organização!
Compreendo perfeitamente as pessoas que se deixam levar pela confusão do dia-a-dia, defendendo que perder dez ou vinte minutos de um dia para criar uma agenda/calendário, é um desperdício completo, contudo, eu tenho como argumentar contra essa ideia, pegando na minha experiência pessoal. Como já vos contei, eu nunca gostei de agendas e ver que as pessoas ao meu redor eram super adeptas deste meio de organização, principalmente os que andavam na faculdade, deixava-me de certa forma ansiosa e frustrada porque “como raio é que eu me conseguirei desenvicilhar quando chegar à faculdade?”. Como meio de combater esse problema, aderi ao conceito de #BulletJournal e, graças a isso, tem-me sido possível não perder o fio à meada e me planear sem deixar nada por fazer. Ter uma agenda comprada, personalizada ou um conjunto de folhas para este propósito, perfaz uma parte do possível que é termos tempo para tudo. Acreditem em mim!

Desenhar um simples calendário numa folha A4 é ó suficiente para visualizarmos os afazeres do mês, tendo o cuidado de apontar o que há de mais urgente, as nossas entregas e encontros. No seu verso, podem esboçar uma tabela com três colunas, cada uma delas correspondente a um mês, o que totaliza o tempo de cada período/semestre. Cada mês terá entre trinta a trinta e uma linhas, onde poderão apontar os vossos testes, entregas de trabalho, feriados, as vossas faltas e o início/começo das aulas. Ou, então, podem-se organizar de forma semanal: numa folha, colocam os dias da semana numa tabela vertical, cada dia correspondendo a uma coluna, e nesses espaços, escrevem o que é que se vai passar, quais as horas em que saem e chegam a casa, quais os intervalos para o estudo, descanso, etc..

Dez minutos nesta tarefa e terão horas dos vossos dias poupados e que, muito provavelmente, seriam utilizados na tentativa de entender o que raio é que se estaria a passar naquele momento! Dentro das aulas, é essencial apontarem tudo o que os vossos professores dizem, pois, parecendo que não, todas as informações são valiosas. Se não vos disponibilizarem os powerpoints em formato online, escrevam tudo por meio de esquemas e, chegando a casa ou no dia seguinte, passem tudo a limpo.

Não mencionei “num caderno”, porque ultimamente tenho utilizado um método super prático e rentável, e que consiste na utilização de uma folha A4, deitada ao baixo, dividindo-a em três colunas iguais. Em cada coluna, escrevo os meus apontamentos e pesquisas, o que ao fim de um tempo, se mostra mais prático porque 1) com o espaço que determinamos, evitamos escrever informação desnecessária, focando-nos somente naquilo que realmente importa, 2) numa simples folha organizada desta maneira, somos capazes de poupar imenso nelas, sendo que a substituir duas ou três folhas ao alto dos cadernos, teremos apenas uma com toda a matéria, 3) acaba por ser um método mais esquemático e prático.

Determinem o vosso horário de estudo, nunca excedendo os vossos limites. Há quem prefira estudar de tarde, outros à noite, e o essencial vai sempre depender de cada pessoa. Contudo, se tiverem a delicadeza de no dia-a-dia passarem tudo a limpo e fazerem as vossas pesquisas no momento, existirá SEMPRE um dia em que não terão o que fazer, o que servirá para descansar de forma plena; para além de que, dias antes dos testes/frequências/exames, bastará relerem o que escrevem que voilá, estará tudo a vosso favor!

Agora, o que todos queremos: ter tempo para os nossos hobbies. Independentemente do tipo, o segredo está por detrás de todos os intervalos que tivermos no meio das nossas tarefas. Imaginemos de que gostam de ler e que, por coincidência, andam sempre com um livro na mochila. Nos transportes, enquanto esperam, naqueles dez minutos entre aulas, em casa antes de dormir, em todos estes espaços, podem incluir o vosso momento de leitura. Se for o caso de gostarem mais de séries, experimentem fazer o download dos episódios no dia anterior e vejam-nos nos mesmos intervalos já mencionados. Esta é uma maneira de nos orientarmos com os hobbies.

Contudo, se o vosso objetivo for o de realmente se entregarem à missão de terem horas para as vossas coisas e forem estudantes, tentem nunca deixar que os estudos e trabalhos se acumulem, sejam eles de que natureza forem! É importante colocarmos isto na cabeça, não só para termos bons resultados académicos, mas principalmente pela nossa saúde mental. Se no ano passado eu andei doente e a faltar, acredito que em parte se tenha devido ao facto de eu ter andado a ter mini esgotamentos nervosos, sem me dar conta, passando horas cabisbaixa e sem vontade alguma de estudar. Persisti e, se hoje em dia voltei ao ritmo de outrora, posso afirmar que é bem menos penoso e stressante chegar a um fim-de-semana e me aperceber livre para me divertir e estar com os meus. Há que trabalhar no hábito de:

→ discernir onde e como é queremos investir o nosso tempo,
→ evitar estar sempre nas redes sociais,
→ isto vai parecer absurdo, mas eliminar as pessoas tóxicas da nossa vida também ajuda bastante na gestão do nosso tempo,
→ dedicar tempo aos nossos amigos e familiares mais importantes inspira-nos a querer ter tudo feito a tempo e horas,
→ deixar tudo pronto na noite anterior aos eventos, para se evitar confusões no dia seguinte,
→ andar sempre com um caderno de apontamentos e materiais riscadores simples (duas ou três cores bastam para as aulas. Tudo o resto fica em casa),
→ se o vosso curso for mais prático, na hora dos trabalhos, tentem conciliar os vossos hobbies visuais (Youtube, séries, filmes) com as vossas tarefas. Deste modo, terão duas coisas feitas. Comigo funciona muito bem!,
→ não deixar nada para e por fazer!

Estudantes por aí, quais os vossos segredos para obterem mais tempo livre?

5 thoughts on “FACULDADE Como nos organizarmos de modo a ganharmos tempo livre”

  1. Sabes bem como andava ansiosa que este post saísse, que maravilha! És tão explícita que não há qualquer margem para dúvidas de que és, efectivamente, super organizada. Já havia visto o teu BuJo e já sabes que o acho super TU. De qualquer forma, fiquei maravilhada com o teu método de anotar as coisas na aula. Uma colega minha faz algo semelhante, mas nunca pensei adaptá-lo às minhas necessidades, simplesmente porque sou super rápida e organizada a tirar apontamentos nas aulas – acho que é uma característica minha de que muito me orgulho -!Os últimos conselhos em tópicos são, sem tirar, nem pôr, os ultimatos da organização, de forma muito especial o não perder tempo nas redes sociais, que acontece tantas vezes.Obrigada pela tua preocupação e conselho. Beijo enorme <3

  2. Gostei muito deste post! O teu bullet journal é super giro e muito organizado ?. Acredito quando dizes que tens tempo para fazer tudo, porque é mesmo uma questão de prioridades e de organização ( que é coisa que não te falta, pelo que já vi). O teu método de tirar apontamentos nas aulas é muito organizado e eficaz e, de facto, poupas também imensas folhas assim (além de que, para quem tem memória visual, como eu, deve ser muito mais fácil de memorizar). Talvez o adote ?. As últimas dicas também são muito úteis ?. Beijinhos, Cherry http://lifeofcherryblog.blogspot.pt/

  3. Joaninha, foi a pensar em ti e mais pessoas, que escrevi esta publicação! É sempre um prazer poder ajudar-vos, de qualquer forma, e fico super contente quando recebo feedback deste! Penso que a maneira como eu faço os meus apontamentos sejam bastante práticos, tendo em conta que já adotei imensos métodos. Funciona perfeitamente para mim e espero que seja o mesmo convosco. Beijinho!

  4. Se for um método que funcione contigo, então fico mesmo muito feliz por vos ter mostrado como me organizo, em termos de apontamentos! É sempre uma maravilha poder ajudar. E tens toda a razão, priorizar as nossas tarefas leva-nos a poupar imenso tempo! Beijinhos!

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top