TAG \ 30 Perguntas Literárias

Para aproveitar o facto de ter duas publicações no forno, prestes a sair, decidi responder a uma tag de que tive conhecimento através da Andreia Capelo, do blogue All the Bright Places, não só para não permitir que o blogue fique parado, mas principalmente porque gostei mesmo das questões, tanto que ontem à noite, passei-as para uma folha, à medida que as ia respondendo, tamanha a vontade. Hoje acordei cedo, já fiz tudo o que tinha a fazer, e nada melhor do que me dedicar a escrever acerca de assuntos literários. Vamos a isto?

1. Livro de infância preferido?  Que me recorde, “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney. Recordo-me de que quando estava entre o sexto e o sétimo ano, uma colega minha me tinha emprestado alguns dos volumes desta saga, e eu o considero um favorito pelas memórias felizes e pelas sensações de bem-estar que perscruto sem saber, sempre que este título me vem à cabeça!
2. O que estás a ler agora?  “Licenciei-me… e agora?”, de Catarina Alves de Sousa.
3. Preferes ler um livro de cada vez, ou vários de uma vez?  Depende de como é que uma leitura me soa, mas preferencialmente, um de cada vez, pois tendo a abstrair-me do que fica pendente, e desse ponto, começo a ficar em stress e ninguém quer isso!
4. Já alguma vez mudaste de gosto literário?  Com certeza! Antigamente, eu venerava os romances, agora já não é bem assim. Gosto de variar, hoje em dia. Pelo menos, é da maneira que me vou conhecendo melhor.
5. Qual o livro que menos gostaste de ler este ano?  Por muito surreal, até à data, tenho vindo a gostar de tudo o que ando a ler. Posso até afirmar que este tem sido “o ano das boas leituras”!
6. Qual o livro que mais gostaste de ler  ano?  “Harry Potter e os Talismãs da Morte”, de J. K. Rowling, não pela fama que tem, mas sim por representar o “fim” de uma viagem que eu nunca antes consideraria iniciar!
7. Com que frequência lês fora da tua zona de conforto? Nenhuma, pois não tenho zonas específicas de leitura. Onde calhar, calhou. Aliás, para mim, a melhor zona é estar dentro do livro.
8. Qual a tua zona de conforto literária? Como respondi acima, dentro da própria história. Em termos espaciais, numa zona que me permita colocar o livro ao nível dos olhos, pois detesto ter de baixar a cabeça para ler.
9. Consegues ler em transportes públicos?  Somente no barco, nos restantes, enjoo.
10. Lugares preferidos para ler? Rodeada pela natureza, principalmente com um rio por perto. Incapaz disso, então ficamos pelo meu quarto, enquanto me faço servir de doses imensas de chá e uma velinha na mesa de cabeceira.
11. Qual a tua política para emprestar livros?  Só a pessoas em quem confio.
12. Costumas escrever nos livros? Depende do tipo de livro. Quando técnicos, sublinho com marcadores as passagens mais interessantes e que, de futuro, sei que me darão jeito se saltarem logo à vista. Quando de ficção, colo post-its e escrevo neles.
13. Em que língua preferes ler?  Português e inglês.
14. O que te faz amar um livro?  O facto da história estar de tal modo bem escrita, que devoro o livro em poucos dias; ou até mesmo aquela ansiedade saudável que passa a habitar no meu corpo, obrigando-me a nunca pousar o livro.
15. O que te faz odiar um livro? Falta de caracterização; narrações pobres e aborrecidas; tudo do mesmo  e a falta de criatividade.
16. Género de livro preferido?  Não tenho. Leio de tudo, bastando que a história me cative. Sou bastante polivalente, nesse aspeto.
17. Um caso em que a fama do livro destruiu a tua experiência? Digamos que eu comecei a ler a saga “Divergente” por causa do filme. Gostei bastante de a ler, até comprei a trilogia mais o livro com o ponto de vista do Four, todavia, as restantes adaptações roubaram a magia da coisa, e até hoje não li o quarto livro da saga. Enfim.
18. Com que frequência concordas com críticas de livros?  Apenas quando os leio e tenho, também, o que dizer.
19. Personagens preferidas de um livro (e de qual)?  Daemon, da saga “Jóias Negras”, de Anne Bishop. Li a suposta trilogia há um ou dois anos, e até hoje estou encantada com esta personagem.
20. Vilão preferido (podes ou não gostar) O Draco Malfoy, de “Harry Potter”, porque gosto de acreditar que ele apenas é mau por causa do pai e do nome que carrega, e não propriamente por querer. Acho-o demasiado naive para se aperceber disso.
21. Maior quantidade de tempo em que ficaste sem ler? Meses, sem exagero!
22. Um livro que não terminaste? O “1984”, de George Orwell, mas quero mudar isso ASAP!
23. O que te distrai quando estás a ler? Pensar demasiado, ou não reconhecer que não estou inclinada para a leitura.
24. Adaptação preferida para filme? “The Hunger Games”.
25. Preferes guardar os livros, ou dá-lo a alguém quando os terminas?  Guardo, pois tenciono ter uma biblioteca pessoal enorme!
26. Um livro que achaste que não ias gostar, mas acabaste por gostar?  “O assassinato de Roger Ackroyd”, de Agatha Christie. Senti que o início da história não me estava a cativar o suficiente, mas assim que lhe apanhei o ritmo, devorei-o de uma assentada!
27. Um livro que achaste que ias gostar, mas acabaste por não gostar?  “O monte dos vendavais”, de Emily Brontë. Talvez o tenha lido na altura errada, porém, foi uma desilusão.
28. Qual a capa mais bonita da tua estante?  A versão capa dourada dos “The Hunger Games” (vol. I).

TAG

29. Se pudesses entrevistar um autor, qual seria?  O falecido José Saramago, e a querida J. K. Rowling.
30. Qual o teu maior livro e o mais pequeno, em termos de páginas?  O maior tem 1378 páginas – haja vida! -, e é o “It”, de Stephen King. O mais pequeno, com 44 páginas, é o “Gilgamesh na demanda da imortalidade”, de Artur Pais.
E acabou – infelizmente!. Espero que tenham gostado de ler esta publicação, e convido-vos também a responderem a esta tag. Não se esqueçam é de partilhar os links!

5 thoughts on “TAG \ 30 Perguntas Literárias”

  1. Como compreendo a sensação que tiveste com o livro da Agatha Christie!! Por norma, gosto de todos os livros, mas admito que esse me custou particularmente no início. Porém, assim que entras na história, só há uma hipótese: ler de uma rajada sem sequer pestanejar e reclamar!
    Gostei muito de saber mais sobre as tuas opções literárias, reconheço que não gosto particularmente de sagas do género The Hunger Games, Divergente, nem tenho grande apreço pelo Diário de Uma Banana. É tão bom ver onde residem as diferenças!
    Beijinhos <3

  2. Vou roubar-te esta TAG! E, por favor, LÊ JÁ o 1984! é brutal. Acabei-o há uns dias e foi uma chapada daquelas. E entrevistaria exactamente os mesmos autores que tu 🙂

    Jiji

  3. Gostei muito das tuas respostas. O meu livro preferido deste ano também foi o último volume do Harry Potter. Representa mesmo o fim de uma grande viagem que marcou o meu coração.
    Lyne, o novo visual do teu blog está tão lindo :). Está mesmo a tua cara.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top