Remédio santo para se acordar cedo

Durante muito tempo me questionei acerca do melhor método para se acordar cedo e bem durante as férias. O termos de depender de despertadores em época de aulas/trabalho acaba por alimentar toda aquela nossa sede de chegar a um certo dia e dormitar até às tantas, qual fita que se corta no dia da inauguração dos dias de descanso. Como muitos ao redor do mundo, eu também vivo aquela sensação que é pegar no despertador, despedir-me dele e desligá-lo por uns tempos… Acontece que quando começo a viver a sério toda esta energia da preguiça, o meu relógio biológico automaticamente regula o seu horário para depois das dez da manhã, o que ao fim de um tempo se torna bastante aborrecido. Por muito que goste de dormir, reconheço que dormir mais duas ou três horas do que o normal – e tendo sempre em conta as horas em que me deito – me prejudica imenso a saúde, para não falar de que tendo tendência para engordar, nas férias consigo alcançar o máximo a que me permito de ganhar peso. Foram dezoito anos a arruinar rotinas durante as férias, quer sejam de Natal, Páscoa, ou Verão, contudo, neste ano foi diferente: aliada ao facto de ter entrado na universidade, e tendo em conta que só tive de ir ao exame obrigatório, tive direito a praticamente quase dois meses de férias, a contabilizar do Natal, pelo que até há uma semana, o ciclo perigoso das férias me acompanhou. 
Decidida a mudar isso, comecei por colocar um despertador para as oito da manhã, na esperança de que isso mudasse alguma coisa. Acordar eu acordava, mas nunca despertava realmente àquela hora. O mais provável era eu levantar-me, fazer o meu xixi, enroscar-me novamente na cama e levantar-me dela por volta das onze. Tendo este meu método falhado, para não mencionar o facto de que usar um despertador fazer-me-á sempre recordar aulas e trabalho e afazeres pesados, decidi-me por outro método: e porque não dormir com os estores abertos? Como devem saber, estou a fazer Arquitetura, e o meu professor de Cultura do primeiro semestre uma vez mencionou de que devido à pouca luz solar existente nos países mais frios, toda a outra luz do dia existente é sempre bem-vinda dentro das casas, daí algumas das janelas serem enormes, e outras não terem estores. Tendo tomado esse facto como inspiração, não vi mal nenhum em manter os estores abertos por alguns dias, e experimentar o que aí vinha. Tenho a dizer que no primeiro dia me senti realmente embasbacada com toda aquela vibe noturna. Por viver numa zona super calma, e de onde usufruo de uma vista fantástica, nunca me tinha passado pela cabeça de que não só da janela da cozinha eu poderia viver aquelas luzes artificiais, aquela escuridão natural e os recortes das árvores pela paisagem fora. Parei por uns bons minutos a observar a cena, até finalmente me ter vindo o sono. No dia seguinte acordei com a luz matinal, e adivinhem? Eram cerca das oito da manhã. Convenhamos de que estou de férias, e pelo facto de me estar a habituar àquilo, fiquei na ronha até às dez. Nos dias seguintes o que aconteceu foi eu começar a acordar às nove, já sem muito esforço! A conclusão? Vou mesmo passar a dormir com os estores levantados, excetuando, claro, nos dias como o de hoje, que chove imenso! 

O que tenho retirado destes dias em que em acordo cedo é que realmente consigo fazer de tudo. Nem que parte desse tudo seja ficar na preguiça, a verdade é que ganhamos aquele poder de nos organizarmos melhor e com maior qualidade, e podemos fazer de tudo um pouco, desde ler a ver séries, sem aquele estúpido sentimento de culpa por termos de estender o nosso dia para a madrugada! Se andam à procura de um bom método, este eu aconselho! A não, obviamente, que vivam num rés-do-chão, ou mesmo num primeiro andar. Não quero que sejam assaltados enquanto usufruem de uma boa noite de sono, conscientes de que no dia seguinte terão um dia fantástico e super duradouro! 
Para além do dormir cedo e cedo erguer, a prática de exercício físico e o uso do despertador, têm mais algum método que resulte para se acordar cedo?

1 thought on “Remédio santo para se acordar cedo”

  1. Tbh não, aliás sou péssima a acordar cedo. Faço de tudo para me levantar mesmo no limite dos limites. Contudo tenho um feeling que o teu método é capaz de também resultar comigo, portanto irei experimentá-lo já este fim de semana e os dias que o seguem se correr bem. Muito obrigada pela partilha!

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top