Título original: La sombra del viento Autor: Carlos Ruiz Zafón Editora: Leya, SA Páginas: 528 (versão livro de bolso) ISBN: 978-989-660-081-5 |
“Mesmo que a leitura tenha sido feita à mercê do teste de português que se avizinha, este foi um dos melhores livros que já li. Para além de conter vários géneros literários numa história só, toda a trama cativa o leitor por estar organizada de uma forma propositada, de modo a fazer crescer toda aquela atmosfera a que chamamos mistério. Para além disto, a escrita do autor contribuí e muito para a boa qualidade deste livro. Descrições feitas de palavras e expressões que nos fazem viajar até Barcelona, personagens que ou amamamos ou detestamos. Um livro que nos fala sobre o poder que os livros exercem sobre nós e a influência que os mesmos carregam ao longo dos anos, tanto na vida daquele que os criam como na vida daqueles que os vivem. Há coisas que são impossíveis de explicar e que só poderão ser compreendidas se vividas. E é isso o que se sucede com este livro. Aconselho vivamente a todos os que têm intenções de o ler e àqueles que nunca ouviram falar.”
Tal como disse da primeira vez, li este livro com o propósito de realizar um teste de português. De todos os livros da lista apresentados pela professora, este foi o que me chamou mais à atenção por ter como trama principal a história de um livro. E não poderia ter feito uma escolha melhor. Para amantes de livros como eu, esta obra é perfeita para nós. O que o Daniel fez até eu faria se me deixasse cair de joelhos por uma história da qual não soubesse nada, mas que me prendesse até me faltar a respiração. Nunca antes tinha lido uma obra de Zafón, mas depois desta, tenciono investir no próximo livro que faz parte desta saga. Porque sim, A Sombra do Vento é o segundo livro de uma trilogia (“O Cemitério dos Livros Esquecidos”).
Para além da história em si, as personagens são as que conferem uma leveza extraordinária à leitura. A minha personagem favorita, de todos os tempos, é o Fermín Romero de Torres. Não vos vou contar o que é que ele era e passou a ser por fazer parte de um bocado da história muito especial e que me fez deitar umas lágrimas, mas posso garantir-vos que se apresentarem a ele, muita coisa em vós mudará… Podem crer que sim!
Ao contrário de alguns livros que fui apanhando no ano passado, este aqui fez-me estremecer de curiosidade e algumas passagens até me deram arrepios. A descrição de uma das personagens, que por acaso se assemelhava com o diabo na história de Carax, é de fazer parar o coração por alguns segundos, pois se trabalharmos na imaginação, o resultado final é arrepiante. A trama não para e a cada página temos sempre algo novo e somos constantemente surpreendidos com os factos que nos são apresentados. Sem dúvida uma obra perfeita para aqueles que ou querem dar início a uma vida literária ou estão num momento crítico da mesma (aka reading slump). Raros são os livros que nos marcam e eu tenho quase a certeza de que este terá o mesmo efeito em vós!
1 Comment
Jessy
3 de Fevereiro, 2016 at 19:36Não conhecia, parece ser muito bom :))