Estava incerta sobre o que escrever para hoje. Então, lembrei-me desta receita cuja partilha tenho vindo a adiar. Para um domingo propenso a refeições rápidas, mas ainda assim nutritivas, penso que seja uma intervenção perfeita. Fi-lo sem querer, numa tentativa de substituir os ovos que tinha em falta naquele dia, resultando numa das minhas comidas rápidas favoritas de ultimamente.
Gosto de comer este patê de ervilhas com bolachas de arroz, por serem neutras em sabor e acrescentarem uma crocância que seduz qualquer um. Enquanto vos escrevo, preparo também uns crepes de farinha de grão de bico que funcionam, também, perfeitamente. A medida dos ingredientes vai do gosto de cada um e consoante o paladar. Como tal, sintam-se livres para as ajustar, o intuito desta partilha é a de vos inspirar para quando não tiverem ideia do que comer. Vamos à receita?
▬ Ingredientes:
- ervilhas congeladas (as do lidl são a minha recomendação);
- espinafres congelados;
- lata de atum (opcional. para o patê, as de conservação em óleo ficam melhores);
- cebola picada;
- alho ralado;
- maionese (normal ou vegan);
- temperos a gosto (eu uso sal, cominhos em pó e orégões);
- azeite q.b.;
- vinagre de sidra q.b.
▬ Modo de preparo:
1. Para esta receita, não há muita ciência. Basta que coloquem as ervilhas e os espinafres a cozer até ficarem moles – o ponto ideal para o passo seguinte -. Enxuguem bem os espinafres, para que a água do mesmo não impacte na consistência do patê. Num prato, pisem-nos com um garfo, adicionem a cebola picada, o alho ralado, os temperos, o azeite e o vinagre, para facilitarem o esmagamento;
2. De seguida, adicionem a maionese a gosto e o atum em lata. Misturem até obterem a consistência de um patê de atum;
3. Por fim, é só barrar na vossa base favorita. Para mim, têm sido as bolachas de arroz! Gosto, de igual modo, de acrescentar fatias de fiambre de peru e queijo mozzarella. Fica uma delícia! Que tal?
No Comments