LIVROS | “FIRE”, Dama de Ouros

A minha relação com o dinheiro nunca foi muito boa. Só me dei conta disso nas últimas sessões de terapia, antes de decidir dar uma pausa indeterminada na mesma. A questão veio ao de cima por vários motivos:

  • tinha uma viagem por acontecer e que dependia de poupanças que eu ainda não dispunha;
  • fiquei de mãos a abanar perante um serviço que prestei e que nunca me foi pago, daí as ansiedades que senti na altura relacionadas com dinheiro;
  • por consequência, tive de pedir dinheiro emprestado que tenho vindo a devolver aos poucos.

Isto para não mencionar outras questões pessoais que não são para aqui chamadas.

Apesar de ter sido uma época conturbada, como que um culminar de um acumulo de situações, é uma pela qual agradeço todos os dias, pois, assim, jamais teria ganho esta consciência de querer melhorar. Mesmo não sendo apologista de que temos de sofrer imenso para aprender determinadas lições, também defendo que um certo atrito só nos alavanca quando bem direcionados. Foi o caso da minha relação com o dinheiro. O que me pareceu lógico, quando coloquei os pés na beira deste profundo oceano, foi o de procurar fontes de informação fidedignas, amplificando o meu baú de informações.

Comecei pelas fontes gratuitas, nomeadamente, o youtube.

Cruzei-me com criadores portugueses e brasileiros que se tornaram em favoritos, sendo a Ariana Nunes, a Inês Correia, o João Zoio, a Nath Arcuri, o Primo Rico e o Primo Pobre. Aliás, os três últimos já eu conhecia antes de mudar a minha mentalidade. Só que, agora, compreendo melhor as suas mensagens, uma vez que as minhas necessidades se transformaram.

Se me perguntares como descobri a Dama de Ouros, não te saberei dizer ao certo. Mas acho que foi pelo instagram…ou então por recomendação! O facto é, no momento em que soube do seu livro, não hesitei. Encomendei-o junto de outros dois de que falarei futuramente e, desde então, que tem sido a minha leitura de cabeceira.

fire-dama-de-ouros_carolayne-ramos_imperium-blog_finanças-pessoais

Embora já o tenha terminado, digamos que se trata de uma bíblia que, sem dúvida, revisitarei!

Fiz a leitura do FIRE em paralelo com outro de carácter financeiro, tirando as seguintes conclusões:

  • as fontes de inspiração são praticamente as mesmas;
  • as dicas financeiras são também bastante semelhantes, não obstante os cenários diversos das autoras;
  • a linguagem é bem acessível;
  • e as sugestões são fáceis de implementar, respeitando a realidade económica do momento da leitura.

Estar perante uma leitura destas foi crucial para dar credibilidade os meus planos pessoais. Percebi que todos os meus sonhos não são impossíveis de alcançar, preciso é de me organizar, planear e respeitar o meu tempo. Dei-me conta, de igual modo, de que nunca estive errada, confusa ou indecisa, pelo facto de procurar por melhores oportunidades de trabalho.

Incutem-nos a ideia de que as coisas, sejam elas quais forem, são mesmo assim, tornando disfuncional a nossa capacidade de criar expectativas altas quanto à vida que desejamos. E não, as coisas não têm de ser assim como são, esbatidas e de escassez. Pelo menos eu, tenho de ultrapassar o medo de desejar oportunidades melhores, de cumprir o objetivo de viver no estrangeiro, de empreender e de poupar, independentemente do curso da vida.

Preciso de perder o medo de que tudo, ou quase tudo, dê certo.

Com esta primeira leitura do FIRE, aprendi que é de suma importância persistir, ainda que não esteja a viver onde e como quero. Que nunca me esqueça de algo que me foi dito numa das sessões: nós começamos sempre de baixo, sujeitos a ter de sacrificar algo.

E se esse algo forem meses em que prefira poupar, investir, prescindir de grandes viagens… Ou mesmo substituir determinadas atividades e recursos, trabalhar inicialmente em algo no qual não me vejo nos próximos anos para, em paralelo, me formar e ascender na carreira, que seja.

Desde que não perca o foco, algo que para este ramo, nunca tive. Vivia para o momento, com a mentalidade de a vida ser curta e de a querer aproveitar… E foi essa mesma mentalidade que nunca me inspirou a poupar com consistência, o gesto mais simples em relação ao dinheiro.

FIRE é um livro que deve ser lido com calma, curiosidade e menta aberta.

Para os que forem céticos, será chocante por exemplificar altas quantias de dinheiro como um objetivo a cumprir num curto prazo, num país em que parece impossível fazer um simples pé de meia de 1000€… No entanto, fazer leituras destas é bom exatamente para nos ajudar a desmistificar o que é a riqueza para cada um de nós, e como alcançá-la. Pelo menos para mim, abriu espaço para querer saber mais.

A Dama de Ouros aborda temas como investimentos, poupanças, diferentes tipos de FIRE, fornece exemplos de tabelas de excel, entre outros exercícios de reflexão. Além do livro, poderão também explorar estes conteúdos através do seu blogue, damadeouros.com! Prometo que valerá totalmente a pena!

▬ ONDE COMPRAR: Dark Purple, Editora

Entretanto, conta-me: já conhecias este livro? Como é a tua relação com o dinheiro? ♥

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top