Não Deites as Cascas Fora! – Como as Reutilizar

Este, foi daqueles temas que apontei e ficou a marinar. No entanto, as dicas de sustentabilidade no blogue da Sofia inspiraram-me a abrir o bloco de notas e a desenvolver, igualmente, tantas outras sobre cascas de alimentos. Sim, cascas, aquelas que deitamos no lixo, sem que acerca delas resgatemos alguma potencialidade.

Estas últimas semanas têm sido dedicadas a desenvolver métodos que contribuam não só para a minha sáude mental, física e espiritual, como também para o bem-estar ambiental. Se, inegavelmente, integramos num único sistema e beneficiamos com o seu estado ambiental, não vejo por que não cuidar do que nos rodeia. Uma flora saudável abre espaço para uma fauna saudável.

Por conseguinte, impõe-se um certo equilíbrio, coisa que, ultimamente, não temos observado. De volta às cascas. Tem sido crucial reutilizá-las, muito devido ao alívio de consciência que me assoma. Sinto-me bem, não vejo por que não me gabar e, aliás, se eu conseguir plantar essa mesma sensação nos demais, porque não?

fotografia de cascas de laranja e morangos, sobre uma tábua de cortar de cozinha. ao fundo, uma caixa de plástico com alguns morangos inteiros. imagem alusiva a um artigo acerca da reutilização de cascas de alimentos.

CASCAS DE OVOS

Começo por aqui, pois, é o alimento que mais consumo no dia-a-dia. Surpreendentemente, tenho diminuído o meu consumo de alimentos de origem animal, protagonizando os vegetais, as frutas e as leguminosas. Obviamente que os ovos não podem faltar, dado que os adoro e são deveras versáteis.

Sendo muito dada a plantas, descobri que as cascas de ovos, assim que secas e esmagadas, servem como adubo, para além de nutrirem e protegerem as plantas de muito sol… Como por exemplo, as suculentas – e acerca das quais já falei nesta publicação! -. Sempre que troco de vaso, misturo as cascas no substrato de terra, monto as vasinhos e permito que as plantinhas se deleitem na sua própria existência!

CASCAS DE PEPINO

Não gosto de comer pepino com casca. E, de todas as vezes em que faço sushi, tenho de os descascar, uma vez que a experiência não é a mesma. Sendo, por analogia, um autêntico camelo, consumo imensa água. Como tal, e para além dos chás, gosto de aromatizar as águas que bebo frescas. As cascas de pepino, para mim, são bastante adequadas!

Acrescento uma rodela de limão previamente descascada, ralo algum gengibre e deixo-os a repousar de um dia para o outro. À parte dos tais benefícios de saúde – e que, honestamente, não interessam muito para aqui! -, a arte de me hidratar torna-se mais saborosa e divertida!

CASCAS DE LIMÃO E LARANJA

Sei que, em síntese, são boas para doces e compotas. Ou para destacar algumas receitas salgadas e doces… Costumo, por exemplo, ralá-las em bolos, para cortar o cheiro do ovo. Entretanto, a minha sugestão passa por fervê-las em água, com uns pedaços de gengibre, e consumir enquanto chá. Uns fios de mel no final e prometo que tudo em ti tornar-se-á mais leve! Semelhantemente, podes dar uso às CASCAS DE ANANÁS/ABACAXI…

registo de um abacaxi, cortado pelo topo. evidente, o seu interior amarelo, iluminado pela luz solar.

CASCAS DE ANANÁS/ABACAXI

Aprendi, com a minha mãe, que estas cascas estão carregadas de vitaminas, podem ser congeladas e, mais tarde, utilizadas como pretexto para um chá curativo – seja de gripe, constipação, ou mágoas que só um chá consegue resolver! -.

CASCAS DE MAÇÃ, OU QUALQUER OUTRA FRUTA

Por alguma razão, tiveste de descascar uma maçã, uma pêra ou uma manga… Contudo, não te queres desfazer das cascas. Tenho a solução perfeita: congela-as e utiliza-as, posteriormente, para batidos! Não só adocicarão a bebida, como a mesma ficará com algum grizado! Tentador, não achas?

CASCAS DE VEGETAIS

E que, na verdade, nem precisam de abandonar o corpo do alimento. Sejam assados, cozidos, ou nas sopas, há vegetais cujas cascas podem – e devem! – ser consumidas, por isso, creio ser uma questão de hábito e de mudança de mindset, até que se torne natural comermos na íntegra certos alimentos que a natureza nos oferece. Ela agradece e o nosso corpo também!

Conta-me: que costumas fazer com as cascas dos alimentos? ♥

2 thoughts on “Não Deites as Cascas Fora! – Como as Reutilizar”

    1. Eheh sinto-me tão feliz com esse comentário! ? Estou a ver que valeu totalmente a pena ter desenvolvido o artigo! ??

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top