MOVIE 36 \ OS ÚLTIMOS DE 2018

Não sei porquê, mas, ao longo de 2018, as publicações que me davam mais preguiça em escrever eram as do #MOVIE36, embora tenha sido eu a criá-lo. Não sei mencionar as razões, apesar de desconfiar que seja pelo trabalho que estas publicações dão, de maneira acrescida: procurar as melhores imagens/capas alusivas em relação a três ou quatro filmes, por vezes, e não tendo já um rascunho feito à mão, lá necessitamos nós de nos sentar à sombra da bananeira, aproveitar os vestígios do sol de inverno, ou verão, e trabalhar os neurónios, de forma a nos relembrarmos dos detalhes que nos afastaram ou nos chamaram em relação a uma obra cinematográfica. 
Se aqui me encontro, só agora, a debater sobre os últimos filmes que vi em 2018 para este projeto – nomeadamente, os de Outubro a Dezembro -, é porque ganhei vergonha na cara, encarei a preguiça e mandei-a ausentar-se. Ou, no bonito calão, mandei-a passear. Em Outubro, só vi dois filmes que, honestamente falando, mal me recordo de ter visto. Para dizer a verdade, este primeiro semestre da faculdade foi tão estranho, que não me lembro de nada que se tenha desenrolado desde Setembro. Assisti ao famoso “The Game Plan“, protagonizado por Dwayne Johnson – also known as The Rock – e Madison Pattis. 
Resumindo, trata-se de um filme que fala de um jogador de futebol americano bastante famoso e que, de um dia para o outro, descobre que tem uma filha, passando então a tentar adaptar as suas rotinas do quotidiando para criar a criança, tudo isto com uma pitada de humor à mistura. Um pouco antes, ou passados uns dias, lancei-me ao “The First Purge” e senti-me sem chão, porque eu adoro esta franquia de filmes e me desiludi, pois, não me ofereçam resposta alguma e pouco desenvolveram acerca das motivações para a criação deste programa que tanto aglomerou fãs. Dos filmes de Dezembro, já me sinto mais à vontade para desenvolver. 
Foi num sábado à noite, numa sala vazia e cuja qualidade de projecção me danificou a capacidade de raciocínio, de tão péssima que estava, que aproveitei para, finalmente, ver os “Crimes de Grindelwald“, embora tenha saído da sala com demasiadas questões, como por exemplo, o facto de nos terem estendido meia dúzia de respostas para tantas outras que, acredito eu, serão completadas com o passar das sequelas. Recentemente, dei uma vista de olhos ao “Bird Box” – e quão irónico é pronunciar-me desta maneira! -, e gostei imenso do resultado, tendo até ficado ainda mais motivada para ler o livro que lhe deu origem. 
Já oiço falar desta obra há anos, mas como tenho vindo a detetar, mais facilmente me lanço aos filmes do que aos livros, exatamente por ter preguiça de ler no telemóvel, ou por não ter como preencher ainda mais as minhas estantes – à parte de tantas outras razões óbvias e que envolvem auto-disciplina -. Quase desconhecida para ninguém, a trama de “Bird Box” apresenta-nos uma espécie de epidemia que, ao ser enfrentada, leva a que muitos desenvolvam uma tendência agressiva e suicida, conduzindo a um derradeiro desenraizamento populacional. 
Nesta realidade apocalíptica, os que não foram infetados devem andar vendados e obedecer a métodos de sobrevivência que, no caso da Malorie – a personagem principal -, a fez aguentar por muitos anos naquele meio catastrófico. Se este pequeno resumo não vos convenceu, então não sei que mais dizer. Quanto a este último filme, há muito que pode ser debatido e, nem por acaso, há pouco estava a ler uns tweets que visavam esclarecer o conceito por detrás de toda esta história, convergindo para tantas outras que já ouvi por aí, proporcionando algum sentido à ambiguidade inerente a “Bird Box“. Talvez um dia, com mais calma, o reveja, leia o livro e aqui regresse para expor as minhas ideias!
Já viram algum destes filmes? O que acharam? ♥
Publicação inserida na versão 2018 do projeto #MOVIE36. A criadora, Carolayne Ramos, do blogue “IMPERIUM“. A parceira oficial de 2018, Sofia Costa Lima, do blogue “A Sofia World“. As participantes de 2018: Joana Sousa, “Jiji” | Cherry, “Life of Cherry” | Sónia Pinto, “By The Library” | Abby, “Simplicity” | Sofia, “Ensaio Sobre o Desassossego

3 thoughts on “MOVIE 36 \ OS ÚLTIMOS DE 2018”

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top