O que fazer ao tempo livre, tornando-o mais produtivo

Tempo livre é coisa que, por vezes, tenho de plantar para colher. Com a faculdade, as atividades do dia-a-dia e etc., arranjar tempo para mim é o equivalente a desencantar limões e laranjas que tenham mais suco do que casca! Ou algo assim do género! Há dias, inclusive, em que me obrigo a fugir às responsabilidades só para não enlouquecer, exagerando por vezes na quantidade de tempo que dedico à preguiça. Mas isso é assunto para outro dia! Hoje, vamos ser mais otimistas e dedicados!
Ter tempo livre nem sempre é sinónimo de não fazer nada. É tentador pensar que sim, mas há tanto ao qual nos podemos dedicar para tornar o dia produtivo, que nem nos fará diferença! Acreditem! E, sendo boa pessoa e percebendo minimamente de organização, hoje aqui estou para partilhar alguns afazeres que resultam comigo e que, por certo, vos poderão ajudar também!
Antes de mais, há que acordar minimamente cedo (8h00 da manhã é o ideal) e reservar 1H inteira para organizarem tanto o resto do dia, quanto o da semana. Se quiserem, até podem dar uso à aplicação do “Forest” e sobre o qual já falei, para tornarem esta tarefa mais divertida. Coloquem uma musiquinha de fundo, preparem um chá ou café, amarrem na vossa agenda/bullet, a par de umas canetas catitas e comecem por enumerar o que querem fazer naquele dia livre e quais os afazeres mais importantes da semana! De seguida, e a completar a lista de afazeres, podem…
1 Arrumar a casa e o vosso usual local de trabalho;
2 Colocar filmes, séries e livros em dia! Para aqui, aconselho a fazerem antes uma lista daqueles que querem MUITO ver/ler, para vos poupar tempo na hora de se aventurarem pelo catálogo/estante! Quanto aos livros, tanto lhes podem dedicar o dia inteiro, como intercalar com outras atividades (ex.: Começam o dia a ler e, uma hora depois, vêem uns quantos episódios de uma série e assim sucessivamente!);
3 Visitar aquele local que há muito desejam! Basta que planeiem desde cedo de quanto dinheiro precisam, quais as refeições a levar, qual o local (o mais importante, óbvio!), se querem ou não companhia, verificar a meteorologia e seguir viagem!;
4 Descansar, simplesmente. Sabem aquela máscara facial que há muito querem experimentar, aqueles pensamentos que necessitam ser organizados, aquela paisagem que clama por vocês nos outros dias, aquele sofá super apetitoso? Aproveitem!
5 Planear as ementas das semanas seguintes. Isto implica que determinem um orçamento semanal e de acordo com o vosso estilo de vida e a vossa usual ingestão de certos alimentos. Há coisas que podem ser adquiridas por um mês, enquanto que outras, tipo vegetais e frutas frescas, tendem a durar apenas uma semana! É tudo uma questão de organização, perspetiva e prioridades!
6 Caso tenham um blogue/canal de Youtube, orientar conteúdo conforme as vossas necessidades/experiências. É normal que existam semanas mais entusiasmantes do que outras, daí não haver mal algum se não se sentirem entusiasmados para tal!;
7 Contactar familiares próximos e amigos! Mais por uma questão de sanidade do que qualquer outra coisa. Andamos tão imersos nas nossas responsabilidades, que por vezes ouvir a voz de um conhecido – ou mesmo vê-lo! – serve como um boost para a restante semana!
Para cada um destes pontos – ou pelo menos para os que dou mais primazia! -, dedicarei publicações especiais e inspirando-me na forma como me organizo. Maio será o mês que me obrigará a agir em conformidade com estes aspetos, logo, estarei ainda mais à vontade para partilhar convosco a minha experiência. Até lá, caso tenham questões ou sugestões, não hesitem em pedir! ♥

O que é que costumam fazer para ocuparem o tempo livre?

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top