UMA TAG PARA O DIA MUNDIAL DO LIVRO

Feliz Dia Mundial do Livro (e dos Direitos de Autor)!


Semelhante ao ano passado, a Sofia decidiu planear uma mini celebração pela blogo, em nome dos livros como um todo. Obviamente, e como não poderia deixar de ser, eu aceitei o seu convite, mesmo antes disto se ter tornado oficial. Mesmo com milhares de assuntos na agenda, nada como as deixar de lado por um momento e trazer mais uma publicação a falar dos mais que tudo dos livrólicos! Tratando-se de uma tag, não desenvolverei em demasia as minhas respostas, no entanto, isso não vos impede de também responderem pelos comentários!

1 O livro que tenho há mais tempo:
“Um refúgio para a vida” e “Dei-te o melhor de mim”. Aliás, foram os primeiros livros a estrear aquela que hoje é a minha biblioteca pessoal. Recebi-os num dos meus aniversários, se não estou em erro, quando celebrei os meus catorze. Mal pensei nos resultados que tal despoletaria!

2 O livro que tenho há menos tempo:
“Os homens que odiavam as mulheres” – O primeiro de uma trilogia que há imenso que quero ler! A ver se o faço, ainda, este ano!

3 O livro que li mais vezes:
“as intermitências da morte” – Maioritariamente por causa do #RRSP17, o projeto de releituras que levei a cabo com a Sofia – sim, a mesma Sofia! -. Não me arrependo, sinceramente. Foi daquelas releituras que me fez aperceber de que não me ficarei por ali. Da autoria de Saramago, “as intermitências da morte” é aquele livro que nos faz aperceber gente crescida e de mentalidade desenvolvida. Acreditem!

4 O livro que emprestei e não voltei a ver:
“Convergente” – E sempre que me vem à cabeça perguntar por ele, esqueço-me. Talvez com esta publicação, já não torne a acontecer.

5 O livro que já devia ter lido:
“1984” e “Laranja mecânica” – Duas das distopias mais aclamadas de todos os tempos e sobre as quais quero muito descortinar a história. Acerca do segundo livro, já lhe vi o filme e embora me tenha chocado com algumas partes, acredito que ler o livro me fará compreender ainda melhor as intenções do autor. Isto, claro está, acrescido ao facto de eu já não ser a mesma pessoa de há dois anos atrás. Quanto ao “1984”, não, ainda não o li!

6 O livro com mais valor sentimental:
Gilgamesh na demanda da imortalidade” – Também já vos falei dele aqui! Da autoria de um dos meus ex-professores de História, guardo este livro com imenso carinho, principalmente por ter convivido com o autor ao longo de nove meses e ter aprendido imenso com ele, enquanto aluna. Foi, inclusive, por causa dele que desenvolvi um gosto secreto por História! Compreendo que muitos desconheçam este livro, mas aconselho-o a todos, não pelos motivos mencionados, mas sim por ser uma história tão pequena e tão forte, que vale mesmo o investimento!

7 O livro que foi uma autêntica pechincha literária:
Todos aqueles que comprei em segunda mão e cujos não sei mencionar por serem demasiados! Mas se tivesse de apostar num título, falaria de “O retrato de Dorian Gray“, um livro que me foi oferecido na altura em que o queria muito! Portanto, acho que também vale para responder, não!?
E quanto a vocês, o que têm a responder por cada um dos temas? ♥

5 thoughts on “UMA TAG PARA O DIA MUNDIAL DO LIVRO”

  1. Recomendo imenso a trilogia Millennium, está incrível! Ofereceram-me, há uns anos, o primeiro volume. E em conversa com uma amiga ela disse-me para comprar logo os outros dois, porque ia ficar rendida. E assim foi *.*Agora quero muito ler o 4º e 5º volumes e perceber se têm a mesma qualidade!Tenho imensa curiosidade em relação ao livro «O retrato de Dorian Gray»!

  2. Sónia Rodrigues Pinto

    Precisas mesmo de ler o "1984"! Vale tanto a pena, é tããããão bom. E muito amor para "As Intermitências da Morte", o meu livro preferido de Saramago ?

  3. A trilogia millennium vale muito a pena! Se te ficares só pelos três primeiros, chega! Há um quarto livro, que já não é escrito pelo mesmo autor (que foi morto em circunstâncias muito estranhas…) e simplesmente não é a mesma coisa. O 1984 também é obrigatório!

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top