BOOK review \ “1Q84” VOL. 2, Haruki Murakami

VOL. 1 (Clica aqui, caso queiras saber o que achei do volume passado!)

Inocente, julguei que terminaria este livro com um número considerável de respostas, mas a verdade é que me vi rodeada de mais questões, desta vez, ainda mais complicadas. Falando de Murakami, penso que seja seguro afirmar de que é muito mais do que normal isto acontecer. Talvez por isso, é que me tenho vindo a apaixonar cada vez mais por aquilo que eu não encarava na sua escrita: uma ligeira propensão para o mistério, para o auto-conhecimento e para a berma da sanidade, empurrando-nos para a loucura.
A segunda parte de “1Q84” não nos deixa perder uma ponta que seja que já tenhamos aprendido no primeiro volume, considerando o facto do Murakami nos relembrar de detalhes que, aos seus olhos, ser-nos-ão úteis para entender o que é que se está a passar, mesmo que a sua intenção seja a de nos puxar o tapete, constantemente. Para si, uma brincadeira; para nós, um alimento para a teimosia de querer saber o porquê de tanta implicância. Denota-se, continuamente, o quão intelectuais é que são as informações que ele nos passa, juntamente com as possíveis explicações para o problema maior de toda a história, e que fazem todo o sentido em não existir, por agora…
As personagens vão evoluindo a seu tempo; capítulo após capítulo, vamos desembrulhando quais as conexões entre elas, o mundo em que vivem – ou passaram a viver, vai-se lá saber! -, e o seu desempenho na trama. Por muito repetitivas e forçosas que algumas passagens sejam, não há que enganar no facto destes dois primeiros livros serem uma autêntica dor de cabeça, especialmente para aqueles que, tal como eu, sofrem de uma ansiedade aguda, tornando-se possíveis vítimas de aceitarem qualquer tipo de spoiler, como resposta a amenizar a sua dor! A curiosidade está em modo montanha-russa, subindo cada vez mais ao ponto mais alto, e por muito ofegante que a respiração esteja, em conjunto com o forte palpitar do coração, eu já só quero dividir o meu tempo com o terceiro e último volume de “1Q84”! Esperemos que seja para breve!
Já leram esta saga? Como foi a experiência?

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top