.no title 01 \ chorar em Público

Público

É como receber um abraço de um velho amigo. Fazer correr a torrente, permitir que se forme uma corrente, e expressar através de ondas e odores salgados, aquilo que carregamos de mais pesado na alma. É fazer uma limpeza, adotar a conversa de que não nos banhamos duas vezes no mesmo rio, é permitir que uma fresta se abra para mais tarde poder ser cosida. Não é, de todo, assim tão mau. Colocam-nos na mente a ideia de que chorar em público é das demonstrações mais fracas face à nossa existência, como se, através do nosso sofrimento, plantássemos nos quatro cantos do mundo, um sofrimento ainda maior. Contudo, não é bem assim.
Há quem se vanglorie de que raramente chora, rogando aos sete ventos de que vive numa felicidade eterna, qual fruto proibido mais desejado, mas o que não contam ao mundo e a si mesmos, são as gotas que derramam na companhia da almofada amiga, enrolados num outro corpo que se denomina lençol, enquanto a luz lunar banha aquele espetáculo com pigmentos que escondem a lagoa que nasce do aglomerado dos nós na garganta formados ao longo do dia, das palavras que ficam por dizer, e pelas ações que decorridas em frente do olhar, salpicam nele a necessidade de se fechar e despejar os dissabores ali representados.
Depois surgem os semblantes carregados, as narinas prestes a explodir, o peito que fecha em si um coração turbinado, esse que tanto esquadrinha por uma oportunidade para governar as emoções em condições. São os pés entorpecidos, que se arrastam por ali fora, na esperança de fazerem fugir o corpo do emaranhado de ideias estapafúrdias que a sociedade alimenta, com base numa justificação errónea acerca de chorar em público. Porque é inadmissível alguém daquela idade mostrar tamanha languidez, tamanha sensibilidade para com as coisas. Não lhe ensinaram que chorar em público é feio? – e é exatamente por isto que não há como acreditar que o ser humano habite em si um pingo do sentimento de empatia.

2 thoughts on “.no title 01 \ chorar em Público”

  1. Que texto tão belo!
    Em toda a minha vida, só chorei três vezes em público ( sei que custa a acreditar, mas é verdade!) A mais recente foi por causa do estágio de Oncologia, que me testou muito psicologicamente. Sou uma pessoa que costuma chorar sozinha e guardar os sentimentos para ela, o que é errado, eu sei. Felizmente, tenho amigos que sabem desta minha tendência de guardar as coisas para mil, e que percebem que estou mal, apoiando-me incondicionalmente.

    Mas concordo contigo, não há mal nenhum em chorar em público. Mostra que temos sensibilidade, que somos humanos e, sobretudo, ajuda-nos a aliviar o peso que vai na nossa alma. Infelizmente, a sociedade não compreende isso e diz, como tu referiste " não lhe ensinaram que chorar em público é feio?". Enfim, é lamentável.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top