Sem categoria

AL DENTE \ Bolo de canela

25 de Abril, 2016
Esta foto ficou um máximo! Estou super orgulhosa de mim e da minha maquineta… Adiante!

Este foi um dos melhores bolos que eu já fiz, se não o melhor! Não só em termos de palato, mas também em consistência. Por muitas boas receitas que eu tenha por aí guardadas, esta foi a primeira que eu fiz em casa e que resultou num mar de fofuras. Contando que esta receita possa parecer muito doce, tudo vai depender da quantidade de açúcar que colocarem e na vossa forma de encarar a canela. Muito pessoalmente, eu não gosto de canela, porém, após ter provado esta delícia na casa da minha avó, feita pela minha tia, fui ao céu e voltei. A minha tia teve a delicadeza de me enviar a receita através do meu pai; coloquei-a em prática hoje e aqui estou eu para partilhar convosco. Espero que gostem e aguardo por um feedback! *sorriso colgate*

O que será necessário…


– 5 ovos;
– 2 chávenas de chá de açúcar;
– 3 chávenas de chá de farinha;
– 1 chávena de chá de óleo;
– 1 chávena de chá de leite;
– 2 colheres de chá de fermento;
– 1 colher de sopa de canela.

Modo de preparação:


1. Comecem por aquecer o forno ou patusca (o melhor dos dois mundos na minha vida). Separem as gemas das claras, em diferentes recipientes. Batam as claras em castelo e reservem.
2. Acrescentem às gemas o açúcar e o óleo. Batam até que fique uma massa homogénea. Após isso, completem a mistura líquida com o leite e mexam com uma espátula, para que não se sucedam acidentes pela cozinha.
3. Passando aos ingredientes secos, adicionem à mistura líquida a farinha, peneirando-a. A cada chávena, misturem bem com uma espátula, pelo mesmo motivo no segundo ponto. Assim que ficarem musculosos, acrescentem as colheres de fermento e a canela. Comecem pela espátula e prossigam com a batedeira.
4. Finalizem com as claras em castelo, envolvendo tudo com a batedeira e transfiram a mistura para uma forma untada. Tendo em conta que a quantidade de massa será enorme, sempre podem dividi-la em duas formas, e assim terão dois bolos (um para vocês e o outro para oferecer… Ou os dois para vocês, caso sejam gulosos eheh).
5. Aguardem a cozedura, desenformem o bolo e deliciem-se do mesmo com uma chávena de chá ou leite quentinho!
Bon appétit!