Esta foto ficou um máximo! Estou super orgulhosa de mim e da minha maquineta… Adiante! |
Este foi um dos melhores bolos que eu já fiz, se não o melhor! Não só em termos de palato, mas também em consistência. Por muitas boas receitas que eu tenha por aí guardadas, esta foi a primeira que eu fiz em casa e que resultou num mar de fofuras. Contando que esta receita possa parecer muito doce, tudo vai depender da quantidade de açúcar que colocarem e na vossa forma de encarar a canela. Muito pessoalmente, eu não gosto de canela, porém, após ter provado esta delícia na casa da minha avó, feita pela minha tia, fui ao céu e voltei. A minha tia teve a delicadeza de me enviar a receita através do meu pai; coloquei-a em prática hoje e aqui estou eu para partilhar convosco. Espero que gostem e aguardo por um feedback! *sorriso colgate*
O que será necessário…
– 5 ovos;
– 2 chávenas de chá de açúcar;
– 3 chávenas de chá de farinha;
– 1 chávena de chá de óleo;
– 1 chávena de chá de leite;
– 2 colheres de chá de fermento;
– 1 colher de sopa de canela.
Modo de preparação:
1. Comecem por aquecer o forno ou patusca (o melhor dos dois mundos na minha vida). Separem as gemas das claras, em diferentes recipientes. Batam as claras em castelo e reservem.
2. Acrescentem às gemas o açúcar e o óleo. Batam até que fique uma massa homogénea. Após isso, completem a mistura líquida com o leite e mexam com uma espátula, para que não se sucedam acidentes pela cozinha.
3. Passando aos ingredientes secos, adicionem à mistura líquida a farinha, peneirando-a. A cada chávena, misturem bem com uma espátula, pelo mesmo motivo no segundo ponto. Assim que ficarem musculosos, acrescentem as colheres de fermento e a canela. Comecem pela espátula e prossigam com a batedeira.
4. Finalizem com as claras em castelo, envolvendo tudo com a batedeira e transfiram a mistura para uma forma untada. Tendo em conta que a quantidade de massa será enorme, sempre podem dividi-la em duas formas, e assim terão dois bolos (um para vocês e o outro para oferecer… Ou os dois para vocês, caso sejam gulosos eheh).
5. Aguardem a cozedura, desenformem o bolo e deliciem-se do mesmo com uma chávena de chá ou leite quentinho!
Bon appétit!
8 Comments
Woah Arabella
25 de Abril, 2016 at 20:28A foto ficou maravilhosa. Juro deu-me uma enorme vontade de testar a receita e apenas não o vou fazer porque estou numa fase de adaptação a um estilo de vida vegano e já abandonei, por completo, o consumo de ovos.
Woah Arabella|Facebook|Instagram
Carolayne R.
1 de Maio, 2016 at 1:33Espero que exista uma forma de substituíres os ovos, porque esta receita fica mesmo muito boa!!
Inês M.
25 de Abril, 2016 at 22:00Não só parece delicioso, como deve ser mesmo. Não parece muito difícil de fazer, talvez eu me atreva a experimentar, embora não seja muito boa com bolos.
Beijinhos
Carolayne R.
1 de Maio, 2016 at 1:34Boa sorte!! Se correr bem, aguardo por uma feedback eheh!
Beijinhos!
Miguel Gouveia
26 de Abril, 2016 at 10:58Agora entendo o porquê de sentir uma enorme ligação a ti uma vez que temos histórias de vida bem semelhantes. Sem dúvida que, nada na vida, acontece por acaso. Não agradeças. Deves reter que tudo o que digo é mesmo sentido e vem de coração. És uma pessoa fabulosa <3
Exatamente. A terminologia "dieta" tem um significado muito depreciativo na sociedade. é mais do que não comer… É aproveitar o bom mas em quantidades moderadas.
Também costumo fazer bolo de canelo (btw, adoro canela). Faço mais ou menos com a mesma base que tu, mas adiciono aveia para ficar crocante!
Continua com este fabuloso trabalho no blog. Estou a adorar <3
NEW TIPS POST | Suggestions gifts for Mother’s Day.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀
Miguel Gouveia
29 de Abril, 2016 at 9:51Então estás precisamente como eu, minha querida 😀
Essa gama é para que efeito? 😛
NEW OUTFIT POST | Strong Feelings.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀
Nêsa
8 de Maio, 2016 at 16:05Tem tão bom aspecto!! Não sei se consigo fazer antes dos exames, mas vou já guardar a receita
Carolayne R.
14 de Maio, 2016 at 23:38Acho que o bolo ajudará a interiorizar as matérias ahah.