DICAS \ Ler mais e melhor

Não deve ser novidade para ninguém que me circunde que eu gosto de ler de tudo. Sejam livros de mil páginas, de cinquenta, rótulos de produtos, a verdade é que me estou a converter numa bookaholic dedicada. Confesso que no mês de janeiro e ainda neste de fevereiro, tenho lido muito pouco devido à quantidade de trabalhos que me tomam o tempo todo, o stress e o facto de não pegar em nada para ler na hora de dormir por andar a me deitar muito tarde… MAS como tenciono quebrar essa rotina terrível, decidi escrever umas quantas dicas para quem quer começar a ler, para quem já o faz mas não tem tido tempo e, principalmente, para eu interiorizar de uma vez por todas que é isto o que eu tenho de recomeçar a fazer.

1. Se és um novato nestas bandas, aconselho-te a pegar, em primeira mão, livros curtos mas de um conteúdo que te chame a atenção. Aconselho-vos a pesquisarem bem os livros que vos interessem, principalmente dentro de uma livraria, para terem noção do tamanho do livro. Se andas que nem eu e já não sabes o que é ler, dou-te o mesmo conselho. Tendo em conta que o fator que nos rouba o tempo para os livros são a escola, trabalho, etc., nada melhor do que recomeçarmos esta rotina de leituras com livros curtos, seja qual for o seu conteúdo. O importante é darmos passos de bebés até reentrarmos no nosso mundo literário.
2. Desliga-te do mundo, das redes sociais, do telemóvel (coloca-o em modo avião), dos afazeres que nem sequer tens de fazer (olhar para as paredes), dos pensamentos que só ocupam espaço. No meio de um estudo intensivo, da elaboração de trabalhos ou mesmo depois de fazeres uma arrumação pela casa, reserva uma hora apenas para os livros. Pega naquele livro que estás para ler há séculos ou naquele que te chamou a atenção e que acabaste por comprar na semana passada. Mergulha nas palavras que ele tem para te dar, viaja pela história e quando vires que o teu tempo passou, bebe um chá, retoma o estudo com outra dedicação e, quando deres por ti, já tens tudo feito para voltares para as leituras.
3. Não faças como eu e não te aventures por maratonas e desafios literários. Eu fui dar para esperta e, embora os livros da minha lista sejam aqueles que quero mesmo ler, existem pessoas que acabam por se desanimar ao fim de um tempo por se sentirem pressionadas. Deixem-se levar pelos vossos instintos e degustem de cada escolha.
4. Caso tenham uma estante suficientemente gorducha desarrumem-na e organizem-na. Acreditem no que vos digo, tratar dos vossos bebés cultivará em vós a vontade de lê-los e explorá-los. Com certeza, encontrarão aquela beldade que já não viam há bastante tempo, mas que inconscientemente, estava perdida nos vossos pensamentos. Se forem pacientes como eu para as vossas coisas, organizem os livros pela ordem de por ler/lidos, por cores ou tamanhos. Esta atividade far-vos-à muito bem!

5. Se não puderem comprar, façam download. Existem milhentos sites que vocês podem utilizar para sacarem aquele livro que não encontram à venda ou que não podem adquirir no momento. No tablet ou no telemóvel a verdade é que, mesmo para aqueles que não são muito ligados a este tipo de recurso no que toca a livros, dá sempre jeito ter uns quantos descarregados num destes aparelhos para nos entretermos no autocarro, comboio, nos intervalos da escola ou mesmo num cantinho da casa. Assim aproveitam e começam a domesticar esse vosso bichinho das redes sociais, substituindo-o pelos livros. Casa não saibam onde fazer download de livros, recentemente encontrei um site de pdf’s e já descarreguei dois que quero mesmo ler, mas que não posso comprar por agora. O site é o pdforigin.net e a aplicação que eu utilizo para lê-los é o ebook reader
6. Para melhorar a memória adquiram um caderno onde possam fazer as resenhas dos livros que vocês lêem. Para além de vos ajudar a reviver a história em si, é sempre uma mais valia para treinarem a vossa capacidade de redação, memória e ajuda bastante para as aulas de português. Como eu tenho o blogue, raramente o faço à mão, mas quando sei que é um livro que quero partilhar e não tenho o computador ou o telemóvel à vista, amarro numa caneta e permito-lhe escrever aquilo que penso.
7. Pegando no ponto 2, no que toca às reservas do tempo, evitem navegar pela internet a partir das 19h/20h da noite. Sei que pode custar devido ao vício a que estamos já condenados, mas há que ter disciplina em certos aspetos da nossa vida. Esta semana tentarei fazer o mesmo, tendo em conta que já era um quase hábito meu e, assim que puder, conto-vos como é estar longe das redes sociais a partir de uma certa hora e navegar pelos livros.
Seguem alguma destas dicas? Têm alguma mais que queiram partilhar?

12 thoughts on “DICAS \ Ler mais e melhor”

  1. Adoro os teus posts sobre livros! Tal como tu, também sou uma apaixonada por leitura, seja o que for, mas a escola e todas as outras atividades que tenho roubam-me muito tempo. Ultimamente tento ler sempre algumas páginas antes de dormir, mas costumo deitar-me sempre muito tarde, por isso não é a melhor das soluções. Vou tentar pôr algumas das tuas ideias em prática.
    Nomeei-te para uma tag. Gostava muito de ver as tuas respostas. Beijinhos!
    http://confissoesdandreia.blogspot.pt/2016/02/tag-liebster-award-2016-edition.html

  2. Eu não tenho uma ordem específica de arrumar os meus livros. Não faço por cores, por autor ou por tamanhos mas, quando tenho mais do que dois livros do mesmo autor, claro que os coloco todos juntos.

    Livros em inglês, francês e espanhol não se misturam com os portugueses.
    Cátia »« Blog Meraki

    1. Também tenho por hábito organizá-los por autor quando sei que tenho alguns livros do mesmo. Como eu gosto de arrumar e desarrumar, a estante está sempre em constante mudança!

  3. Essas novas ilustrações das capas do Harry Potter são to die for! Muito mais giras que as originais!
    O que eu fiz quando decidi ser uma leitora a sério foi consultar algumas listas dos melhores livros de sempre. É muito relativo, claro, mas há alguma estabilidade. Hoje posso dizer que os clássicos são os meus favoritos, e para além de HP são só o que leio.

    1. As capas de HP e não só! As lombadas quando juntas, formam uma imagem de Hogwarts lindíssima! Estou mesmo super entusiasmada para poder ver a coleção inteira na estante.
      Eu também tenho por hábito fazer isso. Adoro pesquisar listas e listas dos melhores livros em cada categoria e chegar a um consenso. Posso dizer que, agora, não tenho um género favorito, mas estou numa de explorar melhor os clássicos!

  4. Que dicas fantásticas. É as que dou sempre a quem não tem o hábito de ler mas gostava. Eu adoro ler, portanto não tenho problemas. E pelos vistos sou como tu, tenho na minha lista livros que são autênticos desafios literários (como o Guerra e Paz do Tolstoy), mas não «morro» feliz se não os ler. Não sei porquê, mas são manias (cada um com as suas!). Já vi que temos algumas coisas em comum 😀
    Estar longe da internet a partir das 20h… nem consigo imaginar. Eu devia, mas não tenho força de vontade nenhuma para isso! Acho fantástico que consigas – eu sou tão desregrada!

    Aonde (não) estou | blog

    1. Eu ainda estou a tentar voltar aos meus antigos bons hábitos de me livrar da internet a partir das 19h, ler e dormir cedo! Mas eu sei que consigo eheh.
      Estou a ver que tenho de fazer mais publicações destas! 😀
      Muito obrigada!

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top