RETRO’24 RETROSPETIVA

Retrospetiva de Janeiro, 2024

31 de Janeiro, 2024

Parece que foi ontem que havia escrito a retrospetiva de janeiro de 2023. Como o ano passou a correr! O mesmo, no entanto, não aconteceu com janeiro de 2024. Os dias fizeram-se lentos, como que se se a prepararem para os que se seguem. Esteve, contudo, recheado de novidades! Continuei na saga de conhecer pessoas novas, adicionei mais duas atividades aos meus afazares – como se os que já tivesse não fossem, por si só, demasiados! – entreguei todos os trabalhos da faculdade no tempo a que me propus, estando finalmente de férias. Apenas da faculdade, pois continuo a trabalhar noutros projetos que tendem a crescer.

Embora seja o mês do luto, dei-me conta de que o coração se tem feito cada vez mais leve, estando a dor da perda a transformar-se em coragem para fazer com que a minha existência ganhe ainda mais valor do que a que carrega naturalmente. Dei por mim a pensar muito nas mudanças de ultimamente, em pessoas que já não deveria recordar, e a fazer promessas a mim mesma que espero cumprir. Estipulei que, a cada dia, priorizarei a saúde do meu coração, sempre ciente das consequências de me ter apaixonado pelas pessoas erradas mas que, à sua maneira, me empurraram para o meu agora.

Como costumam dizer, há males que vêm por bem, ainda que tenha doído bastante….

Saber que, em janeiro de 2024, estruturei as minhas prioridades e em nenhuma delas teci planos para a minha vida amorosa é uma prova de como tenho vindo a crescer e a mudar. Sabe tão bem pôr-me em primeiro lugar! Há uns anos, seria impensável imaginar-me como o centro da minha vida, com receio de que isso fizesse de mim bastante egocêntrica. Mas por muito que esteja rodeada de pessoas que se preocupem, não me posso negligenciar nem tão pouco responsabilizar os demais pela minha existência.

Vivemos num ecossistema de partilha – pelo menos, assim o deveria ser -, o que não significa que nos possamos desleixar – salvo em situações extremas -. Assim, foi um mês de muita reflexão não só sobre o ano passado, como do que quero para este ano. Daí ainda não ter partilhado as minhas metas para 2024. Logo, logo, terão o seu lugar no Imperium Blog.

▬ Leitura do mês

Entre as duas leituras de janeiro, confesso que a minha favorita foi um romance que comprei no verão passado, mas que por algum motivo, evitei. Talvez por ser um romance e eu me ter convencido de que não gosto deste género…. Ou então, por gostar de mais e não querer criar expectativas, sobretudo depois das reflexões do mês. 

Tudo o que nunca fomos, cujo cenário é na austrália, é de uma escritora espanhola da qual nunca tinha ouvido falar. Aborda o luto, os limites aceitáveis no estabelecimento de uma relação, questões familiares e solidão. Identifiquei-me pelo facto da pintura ser um dos principais sintomas dos muitos problemas internos dos protagonistas, sendo que também eu a utilizo para me compreender. Faz parte de uma duologia que quero MUITO terminar!

▬ Áudio do mês

Estou, no mínimo, viciada em Caso Bizarro, apresentado por Mabê. Tive conhecimento deste podcast através de um amigo, pois temos um gosto em comum por Chico Felitti (que também me foi introduzido por este mesmo amigo). Comecei por ouvir um episódio, passando para dois, três….ao ponto de já não saber em quantos vou. Sozinha ou com convidados, Mabê narra ao público um conjunto de histórias peculiares, a maior parte delas de carácter sobrenatural, que tenham acontecido em qualquer ponto do mundo.

Não assusta tanto pela componente cómica pela qual já tive de me controlar nos transportes públicos, de tão contagiante! Mesmo tratando-se de histórias assustadoras, esta inclusão de humor tornam os nossos medos mais suportáveis, aliviando os arrepios. Já só quero ouvir os restantes episódios, principalmente com os criadores de conteúdo convidados que tanto adoro!

▬ Artigo mais lido do mês…

Vou ter de brincar um pouco com as estatísticas, pois o artigo mais lido em janeiro foi o dos produtos de rosto BeBeauty. O segundo mais lido, do qual faço destaque, foi o Deus Cérebro, a série documental que, sinceramente, recomendarei sempre, independentemente do que as estatísticas disserem.

▬ …mas o que mais gostei de escrever foi…

Os trabalhos individuais da faculdade que desenvolvi. Não só por gostar do tema, mas principalmente pela quantidade de coisas que aprendi ao longo do processo, desde como fazer a pesquisa, até à redação e às próprias informações! Quando souber as notas todas e submeter a proposta da dissertação, partilho o tema convosco!

▬ Uma conquista (dentro ou fora das metas’24)

Meti na cabeça que voltaria ao ginásio, apenas, em fevereiro. Só que o ginásio em que estava inscrita no ano passado está sempre com promoções, sendo que me aproveitei de uma delas, voltando ainda em janeiro. Já tinha saudades do ambiente – apesar de ficar sempre na minha -, dos treinos intensos e da musculação. Em fevereiro, quero começar a frequentar as aulas de pilates. Vamos ver como corre.

▬ 1 fotografia

De todas, destaco esta da minha sessão para o LyneNoyr. Foi uma das coleções mais recentes que pintei, da qual colho alguma paz quando aprecio. Não espero que todos sintam o mesmo na sua presença, mas fica a proposta para que olhem os detalhes.

Retrospetiva-de-janeiro-2024_Carolayne-ramos_imperium-blog

▬ 1 aprendizagem

Viver dos sonhos paga contas, desde que trabalhemos por eles. Nada se faz na inércia, para que a magia aconteça é necessário que investamos tempo, energia e fé. Tudo o resto vem por acréscimo.

Entretanto, conta-me: como foi o teu mês de janeiro de 2024? 🩷

    O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥