LIVROS | “Antes que o café arrefeça”

Estou há dias a tentar encontrar as palavras certas para esta review. Só que se eu deixar passar muito tempo, arrisco-me a não encontrá-las. Nunca haverão palavras certas, sobretudo quando quero falar de um livro com um tratamento descomplicado, não obstante os temas expostos. Antes dele, hesitaria em responder se, em algum momento, viajaria no tempo. Nunca senti necessidade de o fazer….

Contudo, depois desta pequena e cativante história, sem dúvida que me sentaria para rever e conversar com uma pessoa que tem feito falta ultimamente.

antes-que-o-cafe-arrefeça_livros_review_carolayne-ramos_imperium-blog_wordpress_critica-literaria
fotografia da minha autoria. não usar sem consentimento prévio.

Apenas para esclarecer certos assuntos, limpar o coração e prosseguir com a cabeça mais sã. “Antes que o café arrefeça” (*) é maravilhoso pelo facto de ser narrado numa linguagem do quotidiano, sem perder o brilho. Há aspetos que nos obrigam a acompanhá-lo de forma linear. O que no primeiro livro serve como informação contextual, no segundo soa como uma repetição desnecessária.

Ainda assim, entendo a reintrodução dos factos uma vez que são apresentados sob o ponto de vista de personagens que por lá passam pela primeira ou segunda vez. É um pouco cansativo reler o mesmo, quando o foco poderia estar centrado noutros detalhes. No entanto, as ações que se seguem compensam por esses lembretes constantes.

Para quem acredita que tudo acontece por uma razão mística, deixando a ciência um pouquinho de lado, dei por mim a pensar em como estas personagens, sobretudo as que frequentam o café, foram lá parar por uma razão que, futuramente, haveria de ser explicada.

As viagens no tempo ganham um significado poético mesmo para os que jamais aceitariam fazê-las – tipo eu -.

Apesar de não me ter emocionado com estas primeiras histórias, compreendo o entusiasmo que se gerou em torno de “antes que o café arrefeça” (*). Ele é um pequeno tesouro, uma prova de que a simplicidade carrega uma beleza que se tem tornado raro de apreciar. Deixo, assim, esta primeira nota, perto de terminar a continuação!

Entretanto, conta-me: já leste este livro? ♥

(*) esta publicação contém links de afiliados. por cada compra, recebo uma pequena comissão, portanto, muito obrigada por contribuíres!
ONDE COMPRAR: WOOK (pt) | BERTRAND(pt)

Entretanto, conta-me: já leste este livro? 🩷

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top