(receita) AL DENTE | Pão de banana e alfarroba

Este artigo era para ter sido sobre o meu kindle. No entanto, quando o peguei para verificar os livros dos quais queria falar, deparei-me com um ecrã partido. Sem razão aparente – ou pelo menos que eu tenha notado -, ele ficou danificado, deixando-me triste. Não sei se o problema estará resolvido no dia em que esta publicação sair. Mas quero acreditar que surgirá uma solução.

Nesse mesmo dia, decidi experimentar uma nova receita de pão. Tendo em conta que estou a fazer um tratamento hormonal com o apoio de uma medicina alternativa, tive de alterar a minha alimentação, tal como alguns hábitos. Por consequência, mais de metade do que é vendido nos supermercados, pastelarias e bares não vão ao encontro das minhas necessidades de saúde.

O que é bom e mau.

É mau porque os hábitos não se alteram de um dia para o outro – sobretudo quando têm anos -… E ótimo porque tenho a oportunidade de experimentar receitas novas, sair da caixa e melhorar a cada dia. Além disso, é a primeira vez na minha vida em que como sem sentir ansiedade.

Juro, antes era muito obcecada quanto ao que escolhia comer, tudo parecia-me errado, alguns alimentos prejudicavam-me mas eu julgava que eram manias minhas… Até que procurei ajuda junto da medicina chinesa, compreendendo que, realmente, o meu estilo alimentar não era o mais adequado para mim.

Salvo quando me desvio das melhores opções, sinto o meu corpo a funcionar muito melhor, com mais energia… E o principal problema da minha busca está a resolver-se. Voltando ao pão. Como não posso comer nada que tenha farinha de trigo e derivados – sim, tudo o que te venha à cabeça e contenha farinha…não é para mim! -, vi-me obrigada a expandir os meus conhecimentos.

Não que possa comer das outras farinhas com frequência, mas às vezes dá-me aquela fome de torradas, tosta, ou mesmo bolos…

Desejos que implicam que eu me mova e faça. Desde que descobri a farinha de grão de bico que muita coisa se alterou. Tenho aperfeiçoado as minhas panquecas, os meus bolos de caneca ganharam outro brilho… Só me faltava a receita de pão ideal. Daí aqui estarmos. Sem mais delongas, partamos para a receita!

Ingredientes

3 bananas maduras
3 ovos
1/4 chávena de óleo alimentar
2 chávenas de farinha (usei 1 de alfarroba + 1 de polvilho doce)
2 colheres de sopa de leite de amêndoa (uma vez que não posso consumir lacticínios)
1 colher de sopa de fermento
Sal
Canela em pó
Raspas de limão

Preparação:

  1. Começa por amassar as bananas num prato. Reserva. Separa as claras das gemas, batendo-as em castelo. Reserva. Num outro recipiente, bate as gemas com o óleo, a canela e o sal;
  2. Acrescenta as bananas amassadas, o leite e bate até se tornar homogéneo. Com uma espátula, adiciona as claras em castelo, misturando com delicadeza.
  3. De seguida, junta uma das farinhas e mistura até deixar de haver grãos, somando a farinha que sobra.
  4. Por fim, coloca o fermento, finalizando esta fase.
  5. Numa forma já untada com manteiga ou papel vegetal, verte a mistura e leva-a para o forno pré-aquecido entre os 180º e os 210º, primeiro na configuração de baixo para que o pão cresça, mudando para a grelha de cima de modo a corar.
  6. Aguarda que coza, retira do forno, deixa arrefecer e serve com os acompanhamentos do teu agrado!

Suuuper simples, certo? Eu acho!

No entanto, conta-me: ficaste curiosa/o com esta receita? ♥

disclamer: sabias que agora podes apoiar o meu trabalho comprando o meu livro ou com uma pequena doação através do paypal? para tal, acede a estes links… muito obrigada!

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top