6 Livros Que Quero Ler em 2021 (*)

(*) este artigo contém links de afiliados.

Li todos os livros aos quais me comprometi no ano passado? Não. Então, por que me estou a atrever a criar uma nova lista de leituras para 2021? Também não sei. Talvez por este ano sentir que quero levar adiante os meus compromissos, ciente de que eu apenas me desiludirei a mim se não fizer por riscar itens das minhas listas. Dizem que a maturidade faz destas coisas não é?

Na lista de 2020, apontei doze títulos que queria ler. Desses, só li seis e que, sinceramente, já é bastante bom, visto que o ano em si trocou-nos as voltas de tudo. Para além do mais, tenho a confessar que priorizei outros livros, não tive grande mão das minhas rotinas de leitura, acabando por me desleixar. Apesar de 2021 também não ter começado da melhor maneira no foro literário, estou disposta a revolucionar essa questão. Como, ainda não sei. Mas hei de descobrir pelo caminho!

“21 Lessons For The 21st Century”
Yuval Noah Harari

Sim, ainda cá canta, assobia e rodopia, à espera que o pegue para ler. Já tentei, mais do que duas vezes, contudo, ainda não encaixámos… Ainda! Não sei clarificar as razões da minha dificuldade, mas espero ser breve quanto a esta questão, dado que o quero mesmo ler! (Wook/Bertrand)

“Experiencing Architecture”
Steen Eiler Rasmussen

Uma leitura que aqui pende desde o meu segundo ano da faculdade e que nunca tive a decência de ler, visto que, algures no tempo, impliquei com a minha área… Como tal, tudo o que eu mais quis foi cortar relações com ela. Todavia, aos poucos, tenho feito o exercício de compreender as origens desta mágoa para com a arquitetura, fazendo as pazes com ela. Por conseguinte, o processo incita à leitura e estudo de obras que, na altura, não tive a capacidade e disposição para explorar. Quem sabe, agora, eu, este livro e tantos mais poderemos compartilhar ideias e nos enriquecermos! (Wook/Bertrand)

“Sula”
Toni Morrison

A morte desta conceituada autora, em 2020, não só me permitiu conhecê-la como despertou, igualmente, a minha curiosidade. Acrescido às situações drásticas no foro das questões raciais, ter ganho esta consciência em relação à minha própria ignorância abriu-me os olhos para algo… De que só a minha história não conta a totalidade destes atritos sociais, afinal, cada ser humano negro terá sempre o que relatar. Seja biograficamente, ou por intermédio da ficção. Como tal, comprometo-me a explorar esta obra e reter as suas lições. (Wook/Bertrand)

“O Código Da Vinci”
Dan Brown

Estreei-me na ficção do Dan Brown, igualmente no ano passado, e admito que gostei bastante do modo como construiu a narrativa de “Inferno”. Não o li tão depressa quanto queria, porém, está mais do que arquivado e devolvido. Como seria de esperar, “O Código Da Vinci” é outra das suas obras mais aclamadas e eu sinto-me curiosa para confirmar se se iguala, ou é superior, ao nosso primeiro contacto! (Wook/Bertrand)

“A Short History of Nearly Everything”
Bill Bryson

Um dos autores favoritos da Inês, foi no seu blogue que tive um primero contacto com este autor. Curiosa como só eu sei ser, anotei este título, encomendei-o em segunda mão pelo awesome books e, como sempre, ainda não o explorei. Numa das manhãs do ano passado, li as primeiras páginas, no entanto, não avancei mais do que isso.

Creio que para livros de não-ficção, eu ainda necessite de criar uma espécie de disciplina, tal como de expandir a mente e entender que se trata de uma leitura como outra qualquer. Como não sou muito deste género de livros, mas quero começar a incluí-los na minha vida, ainda estou para entender a nossa dinâmica. Enfim, é tudo uma questão de experimentação e resiliência. (Wook/Bertrand)

“Escrever… Para quê? Para quem?”
Roland Barthes, Philipe Sollers, Michel Butor, Jean Daniel, Jean Lacouture


Este livro está aqui há alguns meses. Nunca lhe prestei atenção, até que lhe dei uma pequena vista de olhos. Entendi, então, que se trata de uma espécie de manual da escrita, recheado com dicas que, a mim, poderão ser preciosas. Desse modo, sempre que trocamos olhares, faço um lembrete para o incluir numa lista que eu estivesse comprometida a seguir… E esta, que te apresento, é essa lista!

Entretanto, conta-me: Quais os livros que queres ler em 2021?

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top