“SERÁ QUE OS ANDRÓIDES SONHAM COM OVELHAS ELÉTRICAS?”, PHILIP K. DICK (*)

(*) esta publicação contém link de afiliados. obrigada por contribuíres!

Não sei porque razão me dedico tanto a cerimónias. Tenho este livro lido desde finais de Abril e, como tal, a review poderia já estar escrita. Partilhei, no entanto, duas fotografias no instagram (esta e esta), nas quais falo um bocado da minha experiência de leitura. Pelo blogue, de igual modo, teci uma reflexão acerca de andróides, seres humanos e evolução de espécies, aludindo, também, à série Westworld. Todas as condições mostravam-se propícias, eu é que não as aproveitei. Enfim, saindo da esfera de desabafos e delongas.

O TEMA DE MAIO: DISTOPIAS

SERA-QUE-OS-ANDROIDES-SONHAM-COM-OVELHAS-ELETRICAS-PHILIP-K-DICK_CAROLAYNE-RAMOS_IMPERIUM-BLOG_WORDPRESS_BLOGGER_BOOK-REVIEW_THE-BIBLIOPHILE-CLUB_BOOK-CLUB

“Será Que os Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?” foi o livro que escolhi para cumprir com o tema do mês de Maio, para o The Bibliophile Club. Já o queria explorar há anos, desde um dos meus primeiros projetos da faculdade, e que consistia na concepção de uma casa sem gravidade, compreendendo, então, um dos géneros prediletos de Philip K. Dick. Há desejos, porém, que devem aguardar pela nossa maturação existencial; não é para todos, termos de confrontar questões de carácter tão filosóficos, quando nem sequer aguentamos a porrada das aulas de filosofia, no secundário.

Existe, realmente, um período para consumirmos devidos conteúdos, para agirmos de determinada maneira, para nos identificarmos e criarmos versões da nossa individualidade. Foi somente em 2018 que li “1984”, tornando-se adequado “Será Que os Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?” cruzar no meu trilho, em 2020. Dispondo de tempo para cogitar e indagar – para além de me ter sido possível atualizar uma das melhores séries que já vi -, soube-me capaz de colocar em perspetiva questões que hão de me acompanhar, ao longo da vida.

cogito, ergo sum

Acredito nas suas possíveis mutações, afinal, também eu mudarei de opiniões por muitas vezes. Estou certa, de igual modo, de que as mesmas se poderão, ou não, adequar com as invenções que estão por vir. Julgo ter deixado bastante claro os meus sentimentos em relação ao livro do mês, nesta publicação, contudo, nunca será demais apontar de que a questão que mais me fascina do que amedronta, é o que é que define a nossa condição humana; como é que caracterizamos a inteligência biológica se, baseando-se nela, criou-se a artificial e que, por seu turno, também levanta muitas questões?

Nunca saberemos, ao certo, como arranjar uma definição concreta para as nossas dúvidas, porventura, o encanto reside no ato de potencializarmos a nossa sede de conhecimento, conforme matarmos a fome noutra frente. Faz parte de nós, daqueles que adormecem e acordam na companhia da curiosidade, essa que nos incita a criar extensões de nós mesmos, e a devorar o mundo. “Será Que os Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?” tem o poder de nos abalar, confortar, levar a questionar e ficar na dúvida. É exatamente por conseguir colher tanto de nós, reestruturando o nosso pensamento crítico, que merece viver nas nossas estantes e no coração de cada um.

ONDE COMPRAR

(*) WOOK FÍSICO | BERTRAND FÍSICO | AMAZON E-BOOK

Já leram este livro? Como foi a experiência? ♥

→ Publicação inserida para o projeto The Bibliophile Club, em parceria com a Sofia do A Sofia World. Junta-te ao clube no Facebook, ou usa a hashtag #TheBibliophileClub.

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top