YOUTUBE \ Booktubers que eu recomendo

O booktube é uma parte integrante da comunidade do Youtube e cujo objetivo dos donos respetivos de cada canal é falar acerca de livros, baseando-se nas suas opiniões. Senti necessidade de me apoiar nesta comunidade, há coisa de três anos, no início da minha carreira de leitora dedicada e interessada em ir mais além do que simplesmente ler. Foi, por acaso, no booktube que me inspirei, quando criei o meu primeiro blogue, “Livros da Meia Noite”. Sigo de forma religiosa os canais que conheço, não só por me proporcionarem uma sensação de calmaria, como também me ajudam a descobrir coisas novas. É um refúgio ao qual recorro e, como me pediram recomendações nesta publicação, aqui estou eu para partilhar convosco o melhor do booktube.
Começo por vos recomendar o Ler Antes de Morrer, um canal pertencente a Isabella Lubrano, licenciada em Jornalismo e que o utiliza como um jackpot perfeito, colocando em prática o que, possivelmente, ela aprendeu com o seu curso, criando conteúdos extraordinários e viciantes. Isabella tem uma forma bastante particular de nos apresentar os livros que lê, oferecendo-nos não só a sua opinião, assim como um contexto histórico e cultural de cada narrativa. Ela foca-se mais na apresentação da literatura clássica, como forma de nos presentear com o melhor deste mundo, afugentando qualquer medo que tenhamos dos mesmos. A cada vídeo, deixo-me abraçar pela clara paixão que Isabella nutre pela literatura, e é de pessoas assim de que precisamos no nosso dia-a-dia.

Contrariamente a Isabella, Paulo Ratz é mais descontraído no seu trabalho de nos dar a sua opinião literária, no entanto, consigo colocá-los no mesmo patamar de qualidade, sendo que tanto um como o outro, são bastante sinceros naquilo que dizem, e consequentemente, isso torna o seu trabalho mais fidedigno. O Livraria Em Casa é um canal sério, porém, divertido, e ao qual gosto de dedicar o meu tempo, espaço e gargalhadas. O Paulo é mais fã de YA, o que não impede de nos trazer livros de outros géneros, mas acho importante referir esta sua preferência literária, caso alguém partilhe disso com ele.

Em parceria com o canal acima, o Geek Freek é um outro que nos deixa super alegres e com vontade de nos lançarmos às leituras recomendadas. O Vítor Almeida é uma pessoa bastante simpática e que não se deixa embrenhar nas opiniões já faladas. Ele é muito autêntico, diferente, sincero, e traz-nos qualquer tipo de leitura que possam imaginar. Conheci-o através do Paulo Ratz, e confesso que em conjunto com todos os canais que sigo, sinto-me mesmo muito feliz por tê-lo conhecido!
Conto Em Canto é uma descoberta mais recente, mas ainda assim, fascinante.  Prestes a nos apresentar uma mudança no seu canal, Iara Picolo é muito boa naquilo que faz, distinguindo-se, assim como todos os outros, pela sua personalidade e versatilidade. É bastante reconfortante entrarmos no mesmo raciocínio do que ela, porque o seu cenário é tão bonito, simples e clean, que é impossível não nos deixarmos seduzir. Opiniões, dicas, bate-bocas, e muito mais será possível encontrar por aqui!
Conhecida como a antiga Joca, a Joana – Ler Com Lobos é uma booktuber protuguesa de quem gosto muito, exatamente dos tempos em que ela era a Joca. Necessitando de um tempo para se encontrar a si mesma, a Joana ausentou-se por um tempo, mas agora está de volta, sempre com muito bom conteúdo, a simpatia do costume e a doçura de alguém com quem gostaríamos de partilhar cafés a toda a hora!
A Bel Rodrigues e a Pam Gonçalves, embora tenham canais separados, são bastante amigas, partilhando de projetos e tudo o mais. Tanto uma como a outra são diretas com as suas convicções e opiniões, talvez a Bel mais do que a Pam, pois a primeira traz-nos mais assuntos de debate. Tanto uma como a outra são escritoras, e apesar de não assistir a todos os vídeos do assunto, elas tendem a partilhar connosco diários de escrita e coisas do género. Valem mesmo muito a pena o investimento!

Já conheciam o Booktube? O que acharam?

5 thoughts on “YOUTUBE \ Booktubers que eu recomendo”

  1. Recomendo-te o da Melina Souza, é o meu preferido de todos, tem sempre um cuidado enorme na apresentação dos livros, é um doce e faz sempre reviews da história e da edição do livro (capa, contra capa, etc) 😀

  2. Olá! Eu comecei a seguir "Ler antes de morrer" por causa da sua recomendação. E já estou apaixonada pelas opiniões e pelos clássicos que essa booktuber ler. Vale mesma a pena conhecer como dizes!

  3. Obrigada pelas sugestões :). Já me viciei em alguns.
    É engraçado, é muito fácil encontrar youtubers de moda e de viagens, mas de livros é difícil, por isso é que estás sugestões são muito úteis.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

  4. Letras de Batom já foi mais booktube do que é atualmente, mas eu sou apaixonadíssimo pela Babs. Adoro todo o seu trabalho no youtube, é super inspiradora. O Perdido nos Livros é provavelmente o meu favorito. Eu gosto quando não usam o canal apenas para os livros (acho muito bem que se foquem principalmente nisso, mas há espaço para outras coisas né?). A Pam e a Bel também são qualquer coisa. Adoro-as!

  5. Se calhar a booktuber que te vou recomendar sai um pouco desta onda, mas foi o primeiro encontro que tive com esta faceta do youtube e adoro-a. Ela é brutalmente honesta e super divertida – humor sarcástico e tudo. Chama-se LilyCReads.

    Btw não conhecia nenhum destes por isso vou definitivamente ver (:

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top