GUIA "MUDE FORA DE PORTAS – Cidade Gráfica" (*)

Na passa quarta-feira (15/3), eu e a Sofia demos um salto a uma exposição organizada pelo MUDE, o Museu do Design e da Moda, cujo tema se centralizava na exposição de letreiros pintados à mãos, e outros ornamentados com luzes néon, recolhidos pela cidade de Lisboa, numa altura em que estes deixaram de combinar com a arquitetura moderna que se tem vindo a espalhar pela cidade. O objetivo principal foi o de nos alertar a nós, enquanto visitantes, dos pequenos pormenores que caracterizavam a cidade, assim que pisávamos o seu solo. Ao longo dos diversos compartimentos, era-nos dado uma placa explicativa onde, sucintamente, poderíamos saber mais acerca do tema em questão, ao mesmo tempo que exemplos de fachadas e fotografias complementares, completavam o ciclo de aprendizagem. Circular por aqueles corredores fez-me ver o quão bela era a cidade de Lisboa na época em que todos adormeciam acompanhados de luzes néon, remetendo-nos à atual cidade de Nova Iorque, munida de excêntricas iluminações. Foi-nos também permitido observar o processo de incorporação dos letreiros através de plantas, cortes e alçados – e para os quais me babei, tendo em conta que é a minha área -, que mesmo não sendo de fácil compreensão para os que não percebem nada desta grafia, tornou tudo mais dinâmico (pelo menos, a meu ver)! 
Os corredores munidos de néon remeteram-me para aqueles filmes de uma atmosfera mafiosa, típica dos filmes antigos, mas que mesmo assim surpreenderam-me. Mesmo os tinidos dos letreiros, que sejamos sinceros, não são nada silenciosos, conferiram ao ambiente tudo aquilo que ele já foi fora de portas. Apesar de não ser grande fã de museus – um dia tenho de vos falar disto! -, foi uma experiência gratificante. Assim que saímos cá para fora, o meu lado detetive acordou, perscrutando cada detalhe ainda presente nas ruas de Lisboa, e não só!, relacionados com a exposição. Para além da boa companhia, confesso que fiquei com uma melhor ideia acerca deste tipo de atividades. Talvez agora me sinta mais inclinada a visitar mais museus!

(*) O último dia da exposição foi ontem, domingo, dia 19/03/2017
Para saberes a opinião da Sofia, clica AQUI.

2 thoughts on “GUIA "MUDE FORA DE PORTAS – Cidade Gráfica" (*)”

  1. Já fui várias vezes ao MUDE e só tenho coisas boas a dizer mas tenho pena de não ter aproveitado esta exposição! Aposto que ia adorar! ?

  2. Como assim não és fã de museus? Um dia vou aí buscar-te ahahaha xD, e vou te mostrar alguns que vão fazer mudar-te de opinião.Parece-me ser uma exposição que adoraria visitar, pena ser tão longe, em Lisboa ?.Beijinhos,CherryBlog: Life of Cherry

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top