#RRSP17: Relembrar os livros esquecidos

Não sou muito de reler livros… Mas isso é algo que quero muito mudar para o ano que vem, daí ter surgido com esta ideia. Não me questionem de onde é que tirei este meu medo de reler alguma coisa, mas a verdade é que a sensação de mergulhar numa história já minha conhecida nunca me convenceu. Algo que não faz sentido algum, pois não me importo de agir dessa forma no que toca aos filmes… Mas sem querer comparar áreas, este meu desejo de pegar num livro já explorado tem-se intensificado desde há algum tempo, quando coloquei na cabeça que queria comprar e reler a saga Hunger Games, mas desta vez em inglês. O tempo tem vindo a passar, eu tenho vindo a conhecer novos e bons livros, e tendo vindo a sentir que se calhar não seria assim tão mau despir novos detalhes de frases já minhas conhecidas.

Como tal, e tendo-me vindo a relacionar cada vez mais com a Sofia, convidei-a para fazer parte deste projeto comigo, trazendo essa parceria até vós. Assim de forma muito sucinta, o Re-Reading Season Project nada mais é do que um projeto literário que visa a convencer aos ávidos leitores a pegarem naquele livro há muito lido, que de certa forma vos marcou naquele tempo, relê-lo e extrair conclusões que poderão partilhar pela blogosfera ou booktube. O objetivo deste projeto é dar vida aos livros que ficam esquecidos nas estantes, mesmo quando a nossa ânsia está mais inclinada para os novos lançamentos, para os livros que já temos há algum tempo para ler, porém, sem nunca deixar estes para trás. Tendo conhecimento de muitos projetos que se focam mais na leitura de um certo autor, um certo género, ou um certo número de páginas, quis que se juntassem a mim e à Sofia neste projeto, e que transformássemos 2017 num ano de recordações, sorrisos nostálgicos no sentido positivo e, pois claro, preenchido de livros.

As regras para o projeto se concretizar são simples! Começando pela duração, de Janeiro a Dezembro de 2017 cada um dos participantes poderá escolher 1 livro que já tenha lido, ou mais do que um, por mês, dependendo da disponibilidade de cada um. Não são obrigados a lerem um livro todos os meses, pois não queremos que a pressão seja muita. O foco é relerem o que bem entenderem e partilharem da experiência. Se vocês tiverem um blogue ou canal e decidirem fazer uma review do livro, tendo em conta aquilo que sentiram pela primeira vez em comparação com esta segunda ou terceira releitura, o que nós pedimos é que na hora da publicação, incluam o nome do projeto, os blogues criadores (o meu e o da Sofia), o selo do projeto na fotografia que utilizarem, ou à parte, caso os créditos da mesma não vos pertença (link aqui). Se quiserem dar-nos o vosso update de leituras, e partilhar connosco através das redes sociais, utilizem a hashtag #RRSP17, para que se torne mais fácil acompanharmos não só o feedback, mas também para que entre nós participantes haja uma interação.

Posto isto, esta publicação saiu já cedo para que o público se vá familiarizando com o conceito, para que tenha tempo de dar o feedback, partilhar e ir vendo do que vai fazer, para que chegando a Janeiro, o projeto ganhe asas e voe! E então, participemos juntos?

P.S.: Não posso terminar esta publicação sem antes agradecer ao nosso querido Jota, por se ter oferecido para fazer a capa e selos oficiais do projeto! És um amor João, obrigada!

3 thoughts on “#RRSP17: Relembrar os livros esquecidos”

  1. Ricardo Francisco

    Por acaso nunca reli um livro do início ao fim, contudo, já senti vontade de o fazer com alguns. Como só leio em inglês, aconselho-te vivamente re-visitares a saga "Hunger Games". Há muitas coisas, expressões, que se perdem na tradução. Infelizmente tenho andado um pouco desmotivado no departamento de leitura, mas tenho que alterar isso! Boa sorte para o desafio ?Ricardo, The Ghostly Walker.

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top