FACULDADE \ Oficialmente caloira

Foi a loucura. Estando o corpo desabituado ao facto de ter de repousar cedo para despertar cedo, vivi uma situação caótica entre as dez da noite e as quatro da manhã. Ainda tentei relaxar a mente lendo um livro, mas dei por mim com alma de bicho carpinteiro até às duas da manhã. Tenho a certeza que apenas dormi por duas horas, sendo que no meio despertei com o odor a terra molhada, não tivesse chovido de madrugada. Eram quatro da manhã quando o despertador tocou. Amedrontada pelo facto de poder adormecer, saltei da cama, preparei-me e às cinco já estava na paragem com a minha mãe, à espera do autocarro. Com sorte, conseguimos apanhar todos os transportes que nos permitiram ser as décimas primeira e segunda na fila de espera (neste caso, eu e uma amiga).

Embora tenha tido de esperar milénios para ser atendida, não enfrentei qualquer tipo de adversidade, pese embora na hora de efetuar a inscrição final, os computadores tenham dado o melhor de si. Associei-me à Associação de Estudantes; inscrevi-me para a Comissão de Receção ao Aluno (leia-se, praxe); um dos meus amigos que lá estuda mostrou-nos algumas áreas e salas da Faculdade; despachando-me assim por volta da uma da tarde. Os Aspirantes, Veteranos e Doutores mostraram-se bastante prestativos, foram super simpáticos e alguns deles até me elogiaram o nome, mostrando-se admirados pela sua existência.

A despeito do facto de quando fui a fazer o cartão de identificação, o meu atendimento não ter sido dos melhores, pecando pela falta de explicações e uma interação que me poderiam vir a poupar imenso trabalho agora no futuro, assim como em termos emocionais (sim, fiquei muito nervosa com esta situação; e visto que o banco estava envolvido), não me poderia ter sentido mais aceite. Estou apenas a aguardar por quinta-feira, dia em que as praxes darão início, para poder observar e viver o espírito que muitos defendem ser algo que ninguém deveria perder.

Contribuindo para esse facto, alguns dos membros da Comissão de Praxe com quem me cruzei, explicitaram de que eles não praticavam uma praxe abusiva, sendo que se eu quisesse recusar alguma atividade, ou mesmo abandonar a praxe, poderia fazê-lo sem ser alvo de qualquer tipo de objeção. Do que pude observar, tenho a certeza de que passarei bons momentos a ser praxada e em tempo de aulas. Advertiram-me para algumas questões acerca dos professores e os métodos que alguns adotavam, mas nada melhor do que experienciar o momento e retirar dele uma lição. Ainda tenho alguns medos, mas nada que o tempo não amenize… Agora sim posso dizer que sou oficialmente caloira.

24 thoughts on “FACULDADE \ Oficialmente caloira”

  1. Fico muito contente por teres vivido dessa forma o teu primeiro dia! Mal posso esperar por acompanhar as tuas aventuras nesta nova etapa – tenho a certeza que será incrível!
    (Algo me diz que ainda esta semana perceberás que ainda não és "oficialmente caloira" mas vou-te deixar descobrir sozinha :p). Parabéns Carolayne! Sê feliz, miúda 🙂

  2. Antes de mais, muitos parabéns! Embora já tenha terminado essa fase há alguns anos, lembro-me bem daquele medo miudinho que teima em não nos abandonar nos primeiros dias. Não tive muita sorte no que toca às praxes, mas fico feliz por ver que no teu caso, parecem ser pessoas decentes. Desejo-te a maior sorte para esta nova etapa 🙂

    Ricardo, The Ghostly Walker.

  3. Meu grande amor, acho que quando me desta a noticia não expressei bem toda a minha felicidade e orgulho por esta etapa maravilhosa na tua vida. Mas acredita, nunca me senti tão feliz e orgulhosa por um serumaninho como me senti por ti! Não é de hoje que nos conhecemos, nem de ontem, nem de à um mês, já lá vai um bom tempo, partilhámos histórias e acima de tudo partilhámos uma com a outra as nossas dores e medo, mas também partilhámos os momentos felizes, as conquistas e tudo o que à de bom, apesar da distância somos como irmãs que se conhecem desde o ventre. Por isso meu amor, parabéns! Parabéns por mais uma conquista e acima de tudo UMA GRANDE CONQUISTA!! Espero que desfrutes ao máximo desta experiências e que tires o melhor de tudo e aprendas com o pior. Não permitas que te vás a baixo com os desafios afinal todos eles serão lições para o futuro, e os bons momentos torna-os em óptimas memorias para que um dia as possas partilhar com os teus e quem sabe com o mundo! Desejo-te o melhor que alguma vez poderei desejar! Parabéns meu bem <3

  4. Aproveita bem o início da tua vida académica, e os próximos anos que virão 🙂 Ler a tua publicação deixou-me completamente nostálgica.
    E fico contente por não ires com uma ideia errada da praxe e dispores-te a experimentar. Eu fui praxada e praxei, e levo esses momentos sempre comigo 🙂 Aproveita!

  5. É óptimo que tenhas começado com o pé direito. A partir de agora vais viver uma aventura, Carolayne! Aproveita-a muito. Passa a correr 🙂

  6. Muitas felicidades nesta tua nova fase! Vais adorar cada momento, é completamente diferente do secundário, no bom sentido.
    Também eu dei uma oportunidade às praxes mas apercebi-me que não combinavam com a minha pessoa e desisti. Mas sou a favor de todos experimentarem pelo menos uma vez, espero que gostes e que te divirtas, sem nunca perder foco nas aulas e nos estudos (pois no fundo, é para isso que lá estamos).

    Parabéns caloira! Beijinhos 🙂

    ALL THE BRIGHT PLACES, Andreia Capelo

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top