GUIA \ Serra do Gerês

No sábado, dia 13 de Agosto, fez 1 ano em que fui ao Gerês pela primeira vez. Fiquei hospedada apenas por um fim-de-semana, mas foi tempo mais que suficiente para me apaixonar perdidamente pelo panorama verde, fresco e apelativo daquela zona do Minho. A convite de uma das minhas tias, lá fomos nós mais a minha outra tia e os meus primos, de carro, a caminho do Gerês. Não vos posso contar muito acerca da viagem de ida, pois tendo em conta a hora em que acordámos, a única solução para me aguentar foi mesmo dormindo até ao nosso destino. Chegados lá, a primeira coisa que se apresentou foi toda aquela natureza predominantemente esverdeada, assim como todo aquele ambiente sereno que durante aqueles três dias ofereceu-me uma calma extraordinária.
Como ficámos hospedados num hotel mesmo acima de toda aquela área, não nos aventurámos muito na questão dos passeios, porém, no dia em que lá chegámos, aproveitámos o facto de ainda não termos feito o check-in no hotel, para colocarmos os pés em Espanha, mais especificamente nas Termas de Água Quentes, no distrito de Lobios. Embora não tenha feito sol nesse dia, a atmosfera estava espetacular, o que nos valeu de muito, não fosse aquela estrada um bilhete garantido para o terror que nos ocupou um certo espaço na alma (sim, a estrada até Lobios é super perigosa!).
De volta ao Gerês, parámos por uns minutos perto de uma cascata, contemplando a água a cair e a transparência da mesma, enquanto alguns dos visitantes, se não mesmo turistas, banhavam-se por lá, divertindo-se. Ao som da música, subimos a serra até ao nosso destino, qual paraíso feito na terra, na companhia de uma vasta vista que nos acompanhou até domingo. Aproveitei o facto de lá estar para nadar na piscina interior no dia a seguir, visto que o tempo estava um pouco nublado; para descansar; para me dar ao luxo de fugir às rotinas do dia-a-dia; para me deixar envolver por aquela calmaria, aquela paz e serenidade do Gerês. Foi um fim-de-semana que passou bastante depressa, mas ao qual ainda tenho um certo carinho, não fosse a minha vontade de regressar algo enorme, mas acima de tudo, para explorar bastante bem tudo aquilo que a Serra tem para me oferecer, pese embora toda a desgraça que lhe caiu em cima nos últimos tempos.

Na viagem de regresso, estava um pouco mais disposta a aproveitá-la, tendo passado pelo Porto, Braga, etc.; acabámos por deixar a minha prima numa cidade da qual já não me recordo, mas aonde ela tinha combinado de se encontrar com uma amiga, a modos de passar uns dias com ela. Sei que foi à beira de uma zona balnear, o calor a fazer das suas e as pessoas a deliciarem-se com a frescura da água. Após aqueles momentos de descanso, regressámos à nossa cidade, talvez todos com as energias recarregadas, e eu com algumas das respostas que tanto precisava naquela altura. Com certeza é um lugar a regressar!












5 thoughts on “GUIA \ Serra do Gerês”

  1. Adorei ler e ver as tuas fotografias deste post. Eu sou de Braga e por isso reconheço muito bem todos os locais que apresentas nas imagens (especialmente o BragaParque), uma vez que no verão costumo sempre visitar o Gerês e passar por Lobios. De facto, é uma zona lindíssima e que todos deviamos visitar pelo menos uma vez na vida, uma vez que o contacto com a Natureza daquela forma traz-nos sempre algo.

    1. Obrigada! E sim, penso que toda a gente deveria ter a oportunidade de visitar o Gerês, só mesmo para encontrarem algumas das respostas de que necessitam!
      Beijinhos!

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top