BOOKS \ Planeamento de leituras

Se há coisa que eu gosto de planear e seguir com muita precisão são as listas de livros que eu faço, de modo a orientar as minhas leituras. Tendo em conta o número que livros que eu queria ler em 2015, digamos que “fracassei” por não ter cumprido a meta que tinha em mente (24/30). Embora se avizinhem meses trabalhosos e ocupados, tentarei não deixar este lazer de parte. Posto isto (e para me ajudar a organizar e trocar ideias), vamos conversar acerca dos livros a ler em 2016.

Para começar, a minha meta inicial deste ano é ler 50 livros. E uma das melhores ajudas em termos de organização de leituras chama-se Goodreads. O facto deste site nos disponibilizar todos os livros que possam imaginar facilita e muito a nossa perceção de livros a ler e a guardar. Tal como explico na publicação relacionada com o Goodreads, podemos criar shelves, aderir a reading challenges e em grupos literários onde podemos conhecer pessoas, trocar ideias e ler muito mais do que pensávamos. Uma outra meta deste ano é participar em mais desafios e maratonas, comparando com o ano passado. Até agora, estou inscrita em três: “A volta ao mundo em livros“; “Desafio mensal 2016“; e “Desafio ler autores portugueses“. Em cada um destes desafios, temos de ler pelo menos um livro por mês, mediante aquilo que nos é pedido… Só aqui, já tenho cerca de trinta livros… Adiante!
O que eu vim aqui publicar cinge-se, pura e simplesmente, à enorme lista de livros que já tenho, mas vou colocá-los por categorias. Caso já tenham lido algum dos livros que serão aqui colocados e tenham alguma coisa a dizer, por favor, coloquem nos comentários. E aqui vamos.
Meta de 2016 – 50 livros de qualquer género literário ou tamanho.
Os desafios…
A volta ao mundo em livros – O mês escolhido foram os EUA e o livro que eu optei por ler entre janeiro e março foi o “Misery” de Stephen King.
Desafio mensal 2016 – Segundo a criadora deste desafio, o objetivo é lermos um livro por mês conforme os tópicos que nos são dados. Devido aos direitos de criação, colocarei apenas quais os livros que tenciono ler em cada um dos meses:
Janeiro – “Xeque ao rei” de Joanne Harrison
Fevereiro –  “Eleanor&Park” de Rainbow Rowell
Março – “I’l give you the sun” (ou em português, “Eu dou-te o sol”) de Jandy Nelson
Abril – (a definir, mas provavelmente lerei um de Álvaro de Campos)
Maio – “As serviçais” de Kathryn Stockett
Junho – (a definir)
Julho – “Quatro” de Veronica Roth
Agosto – “Harry Potter e a ordem de fénix” de J. K. Rowling
Setembro – (a definir)
Outubro – “Segunda vida” de S. J. Watson
Novembro – “O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares” de Ransom Riggs
Dezembro – (a definir)
Total deste desafio – 8 livros

Desafio ler autores portugueses – Como o título do desafio indica, durante o ano de 2016 foi-nos proposta a leitura mensal de obras de autores do nosso país, Portugal. Para ser sincera, e com as leituras que tenho de fazer para as aulas de português, não tenho ainda o ano planificado para este desafio… Mas já que aqui me encontro, vou tentar conciliar os autores que devo ler com aqueles que quero ler.
Janeiro – “Felizmente há luar” de Luís de Sttau Monteiro
Fevereiro –  “Memorial do convento” de José Saramago
Março – (continuação da leitura de fevereiro)
Abril – “Balada da praia dos cães” de José Cardoso Pires
Maio – “A relíquia” de Eça de Queirós
Junho – (a definir)
Julho – “As flores de Lótus” de José Rodrigues dos Santos
Agosto – (a definir)
Setembro – (a definir)
Outubro – (a definir)
Novembro – (a definir)
Dezembro – (a definir)
Total deste desafio – 5 livros

As prioridades…
Terminar a leitura de “Admirável mundo novo” de Aldous Huxley e dar início ao livro do contrato de leitura “A sombra do vento” de Carlos Ruiz Zafón.
Outros… (na estante)
Tal como eu disse na minha wishlist deste ano (tossindo até mais não), impus-me a mim mesma de ler todos os livros que eu tenho na estante antes de me comprometer em comprar outros, mas parece-me uma missão quase impossível, olhando agora para os desafios. Alguns dos livros já eu tenho, o que facilita imenso. Por outro lado, eu sei que sempre posso ler no tablet, apesar de não ser lá muito fã disso (mas a ver vamos). Pegando (apenas) nos livros que adormecem e acordam comigo todos os dias, esta é a lista dos quais tenho intenções de ler antes do ano terminar:
“1984” de George Orwell
“Moby Dick” de Herman Melville
“The Great Gatsby” de F. Scott Fitzgerald
“O processo” de Franz Kafka
“Maze Runner – A cura mortal” de James Dashner
“Hamlet” de William Shakespeare
“An abundance of Katherines” de John Green
“Se numa noite de inverno um viajante” de Italo Calvino
“O nome da rosa” de Umberto Eco
“O deus das moscas” de William Golding
“Afirma Pereira” de Antonio Tabucchi
“A obra ao negro” de Marguerite Yourcenar
Total de outros (na estante): 12 livros

Outros… (a comprar)

“Se eu ficar” de Gayle Forman
“O trono de vidro” de Sarah J. Maas
“The Lunar Chronicles” completa de Marissa Meyer
“As peças infernais” completa de Cassandra Clare
“O nome do vento” de Patrick Rothfuss
“O perfume” de Patrick Süskind (URGENTE!!)
“Fahrenheit 451” de Ray Bradbury
“As vantagens de ser invisível” de Stephen Chbosky
“Orgulho e preconceito” de Jane Austen
“Toda a luz que não podemos ver” de Anthony Doerr
“Letras escarlate” de Anne Bishop
“Crónica de um pássaro de corda” de Haruki Murakami
“Laranja mecânica” de Anthony Burgess
“A metamorfose” de Franz Kafka
(mais por definir)

Total de outros (a comprar): 14 livros


Balanço geral: 42 livros em 50

Feitas as contas, já aqui tenho meio caminho andando com os livros que tenho por ler. E já tenho também muitas reviews planeadas pelos vistos ahah. Apesar de ser o ano em que vou ter muitos trabalhos para realizar, exames, a matrícula para a universidade e etc., anseio vivamente conseguir cumprir com esta meta e arrecadar muitos conhecimentos, melhorar ainda mais a velocidade de leitura e poder compartilhar convosco aquilo que ando a ler, assim como a minha opinião. E espero conseguir ser um pouco menos preguiçosa e aproveitar todo o tempo que tiver para descontrair na companhia dos livros.
E vocês, já têm leituras planeadas ou não tencionam ler nada? Algum livro nestas listas que vos chame a atenção ou que já tenham lido?

10 thoughts on “BOOKS \ Planeamento de leituras”

  1. achei a tua lista muito interessante. há aí imensos livros que gostava de ler. Este ano estou decidida a ler no mínimo 15 livros.

    1. Obrigada! Eu estou bastante entusiasmada para saber como é que me vou sair com esta minha meta, mas espero conseguir ultrapassar o número de livros que li este ano. E boa sorte com a tua meta 😀

  2. Adorei a tua lista. Tens livros nela que também tenho mesmo que ler este ano! Espero que consigas atingir a tua meta. A minha é bem mais pequena porque este vai ser um ano de muito trabalho, mas espero até conseguir ultrapassá-la.

    1. Eu também espero conseguir atingir a minha meta e melhorar muita coisa má enquanto leitora e que cometi no ano passado (como por exemplo olhar para o vácuo em vez de ler).
      E se leres com gosto, com certeza atingirás a tua meta 😛

  3. Li o "Misery" no ano passado e é tão mas tão bom! A sério, dos melhores livros que já li!
    Da tua lista, já li: "Eleanor & Park" (um dos melhores que li no ano passado também), "Harry Potter", "Felizmente há luar", "Balada da praia dos cães" (muito bom!!), o "Gatsby", o "Processo" e o "Metamorfose" (são livro interessantes, que podem ser interpretados de várias formas, vais adorar!), "Abundance of Katherines" (não gostei muito), "Vantagens de ser invisível" e o "orgulho e preconceito". Fiquei cansada agora ahahah
    Quando leres "A sombra do vento" diz o que achaste, eu também vou ler :p

    Dos que ainda não li há vários que gostava de ler também!

    http://www.asofiaworld.com

    1. Deste-me ainda mais motivação para ler esses livros eheheh eu estou toda embrulhada para ler "An abundance of katherines" há quase dois anos e até comecei, mas não sei se termino…
      E sim, assim que ler "A sombra do vento" faço uma review'zita e envio-te! 😀

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top