Box-office \ “Inside Out” (2015)

“Inside Out” (Divertida Mente em português), é um filme de animação produzido pela Pixar Animation Studios, que nos remete a questões psicológicas que todos nós já nos perguntámos um dia. A história centra-se em Riley, uma menina de doze anos, que sofre uma mudança na sua vida. Desde o dia em que nasce até ao presente, que ela é acompanhada por todas as emoções e acontecimentos aos quais o ser humano vive. A trama inicia com Joy (Alegria em português), o sentimento que nos motiva a viver. Joy é acompanhada por todos os sentimentos que nos tornam humanos e diferentes uns dos outros: Sadness (Tristeza), Anger (Raiva), Fear (Receio) e Disgust (Nojo). 

Numa luta para contornarem a mudança de cidade feita pela família, estas cinco emoções unem-se mais do que nunca para proporcionarem a Riley boas vibes. Mas os acontecimentos que se desenrolam não ajudam em nada. O “afastamento” da família faz com as cinco emoções tentem buscar das memórias recordações que façam com que Riley se sinta em casa da melhor maneira possível. Mas os conflitos entre aqueles que nos habitam ajudam no descarrilamento das “ilhas” de recordações criadas ao longo dos doze anos de Riley. 

Quando a tristeza tenta se manifestar sobre as memórias carregadas de alegria, a ação muda de figura, fazendo com que tanto Sandness como Joy sejam levadas para o lado de fora da sede de emoções. E é aí que a animação começa, abrindo no espetador um buraco enorme que, de tanto acumular sentimentos, revolta-se e transforma-se em lágrimas. Joy e Sadness tudo têm de fazer para que Riley volte ao normal, isto é, recomece a ser ela mesma, com os sentimentos controlados e bem medidos. Porque se há coisa que esta animação ensina é que todas as emoções que habitam em nós têm uma função e que sem uma delas, tudo em nós já não é o mesmo.

Direcionado para todas as idades, “Inside Out” está repleto de ensinamentos sobre o pensamento humano, assim como a base dos ideias para que possamos dar valor às coisas importantes. 
Nunca pensei que fosse chorar tanto com este filme, mas acabei por me surpreender. Ver que são necessárias poucas coisas para que tudo em nós esteja em harmonia, tais como a família, a sinceridade e a compreensão, é um abre olhos de que precisamos de vez em quando. Não deixem de ver.
Classificação IMDB: 8,4/10
Classificação da Lyne: 9/10

6 thoughts on “Box-office \ “Inside Out” (2015)”

  1. Já tive a oportunidade de ver o filme, e juro amei tanto, mas tanto! Sou louca por animações e esta para mim foi até agora uma das melhores que já estreou este ano. Concordei imenso com a tua última frase, é incrivel como um filme nos pode abrir os olhos para como nós realmente conseguimos manter tudo em harmonia, basta tentarmos um pouquinho mais. Realmente agora gosto de acreditar que tenho pequenos seres chamados emoções dentro da minha mente que comandam tudo! Adorei o post, beijinhos

    1. É verdade. Depois de ter visto esta animação, tudo fez um pouco mais de sentido na minha cabeça ahah. Mas afinal, o que somos nós para além de seres que são comandados pelas emoções? E quero mesmo acreditar que neste momento tenho um grupo de seres pequenos a tomarem conta do meu cérebro. Super fofa esta ideia.
      Beijinhos.

  2. Também já escrevi uma review deste filme e partilhamos a mesma opinião: está muito bom. Não sou pessoa para gastar dinheiro em filmes de animação no cinema, mas lá fui de arrasto ver este e não me arrependi. A história é óptima e até cheguei a lacrimejar 🙂

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    1. De facto, um dos melhores. E ajudou-me imenso a compreender melhor os meus e os pensamentos dos que me rodeiam. E eu só não desatei a chorar porque estavam os meus pais ao lado assistir televisão e eu enrolada com a manta e a companhia do tablet. Caso contrário, era um rio ao meu redor ahah.

  3. Lancei a minha review deste filme na semana passada (sim, finalmente já o vi!) e partilho da mesma opinião. Acho que este filme para ser compreendido integralmente pelos mais novos, tem de ser visto mais vezes. Há mensagens que o filme passa e que para eles não é perceptível à primeira.
    Mas olha, também lhe dei um 9 😀

    http://nuagesdansmoncafe.blogs.sapo.pt

    1. Aposto que este será daqueles filmes que a tv passará vezes e vezes sem conta. É uma maneira dos miúdos irem captando as mensagens ideias que a animação quer transmitir 😀
      E o filme está mesmo digno de um 9. Um dos melhores, sem dúvida.

O que pensas sobre o assunto? Gostaria de ler a tua opinião! ♥

Scroll to Top