(*) este artigo contém links de afiliados
Desafiei-me a ler 20 livros. O meu volume de leituras nos anos passados não foi como eu esperava, embora o mais importante seja ler. Por outro lado, esperei pouco de 2022. Assim na generalidade. Julguei que seria tudo do mesmo, sem grandes novidades… Qual surpresa a minha ter vivido um dos anos mais longos, preenchidos, stressantes e divertidos de sempre?? Tudo o que li encaixa com esta vibe, todavia, seis se destacaram mais. São, então, os que apresento na lista de hoje!
Os sete maridos de Evelyn Hugo
Que livraço! Esta surpresa encaixou na perfeição com a altura em que a li. Lembro-me do alvoroço que estava a ser conciliar um trabalho full-time com a reta final do primeiro ano de mestrado. Dentro desta rotina, só um livro como este é que funcionaria, tendo em conta o seu ritmo e mistérios por desvendar. Se não estou no erro, terminei de o ler no hospital, após o excesso de cansaço não me ter perdoado o corpo! Por esta e outras razões é que se tornou num dos meus livros favoritos!
Diálogos que nunca tive
Que seria de mim se não demonstrasse um pouco de amor próprio pelas minhas criações? O retorno não foi o que tinha planeado, mas nada me inibe de sentir um orgulho profundo por esta conquista. Escrevi-o durante 2 anos e, perante a dificuldade em tê-lo publicado através de uma editora tradicional, fui em busca desta realização. Há textos aos quais retorno, colhendo um sentimento de incredulidade. Como fui capaz de escrever aquilo, assim, de forma tão bonita? Acredito que nem toda a gente se identificará com estes relatos de amor…apesar de duvidar que nunca alguém tenha tido o coração partido!
Os da minha rua
Esta minha estreia de Ondjaki foi a mais deliciosa que poderia ser! Foi a minha companhia nas idas à praia, em frente da ventoinha, antes de dormir. Senti-me muito abraçada pela familiaridade com que o autor retratou as personagens e seus cenários, relembrando-me a minha história. Não nestes contornos, uma vez que nasci e cresci na europa, mas pelo que oiço das experiências dos meus familiares. É um livro muito gostoso, pequeno demais, só que o convite ideal para o continuar a explorar!
Ensaio sobre a cegueira
Foi o primeiro livro que li em 2022. Já tinha visto a adaptação há uns anos numa aula de inglês, só que não me chamou tanto a atenção. Já não me recordo se a escolha foi aleatória, a verdade é que não esperava encontrar detalhes tão sórdidos, tanto pelo modo como foram trabalhados como por refletirem tão bem o mundo real.
O evangelho segundo Jesus Cristo
Este, por seu turno, foi o livro mais recente que terminei. Como partilhei no Goodreads e na review final, não esperava sentir-me tão entusiasmada ao explorar a vida desta figura religiosa. Gostei desta interpretação de Saramago, sobretudo nos diálogos.
Karma, um guia para criar o seu destino
Este livro tem uma história engraçada. No natal passado, participei do amigo secreto do restaurante onde trabalhava. Originalmente, o livro que me ofereceram era de auto-ajuda, mas daqueles dos quais temos de fugir se quisermos manter intacta a sanidade. Depois de rodear a Bertrand umas três vezes, cruzei-me com este trabalho do Sadhguru. Já o acompanhei algumas vezes pelo YouTube, anuindo perante muita coisa que ele disse.
Não conheço o seu trabalho por completo, nem tão pouco sou budista, hindu, o que valha. Contudo, gosto de estudar sobre a espiritualidade e nada como fontes orientais para me ajudarem nisso. Foi muito revelador aprender o verdadeiro significado de “karma”, fora do que se tornou comum. Há uma profundidade neste termo, além de não se aplicar, somente, a um único indivíduo.
Desde esta leitura que tenho tido mais cuidado com o que digo, penso e faço, sobretudo por mim. Não por tudo o que fizer voltar, mas por compreender que se eu não cuidar de mim, jamais serei capaz de dar aos que estão ao meu redor e que, por sua vez, falharão na tarefa de criar e atribuir. Isto num exemplo rápido.
Tornou-se, de igual modo claro, a importância de abrir a mente quanto ao organismo vivo que é a nossa sociedade e como é que muitas dificuldades são, na verdade, fruto de certas ações antigas, ou mesmo recentes. Enfim, trata-se de uma leitura super interessante e que só acrescenta! ONDE COMPRAR: Wook | Bertrand
No Comments