Sei que existem inúmeras adaptações, mas terei sempre o cuidado de não cair na tentação de escrever sobre todas, mas sim apenas daquelas que ou me chamaram mais à atenção, ou cujas sejam fiéis ou não, ou mesmo se achar pertinente fazê-las. Caso contrário, falarei do elemento enquanto algo singular, sem referir a existência do livro/filme, se não o tiver lido ou visto. Conquanto, terei uma melhor ideia de como funcionarão as coisas à medida que as for fazendo. As minhas opiniões nesta rubrica dependerão de muitos fatores, mas os principais serão se a adaptação vai ou não de encontro com o livro; se as personagens são ou não fiéis às originais; se o ambiente, caracterizações, etc., foram bem retratados, entre outros.
Como disse, não sou nenhuma profissional, porém muito detalhista. Gosto de absorver toda a história de um livro e quando bato de frente com uma adaptação que não captou a essência principal, acabo por me desiludir. Claro está que é impossível pedirmos algo completamente leal ao livro, mas existe sempre um fator super importante que pode fazer toda a diferença num filme, mesmo que quase tudo esteja modificado. É sempre tudo uma questão de equilíbrio! Deixo-vos aqui uma pequena apresentação para saberem com o que é que poderão vir a contar nos próximos tempos. Talvez não tenha sido muito explícita, mas deixarei que o tempo fale melhor por mim!
1 Comment
Joana
18 de Julho, 2016 at 11:41Uhhhh! Ansiosa por saber qual vai ser a primeira «vítima» (sem ser no sentido pejorativo) desta rubrica. Fico ansiosamente à espera da publicação e acho que é sem dúvida uma excelente ideia se é algo que gostas mesmo de fazer.